Festival Mix Brasil anuncia programação com 101 filmes de 24 países, teatro, música, literatura e exposição

O 28° Festival Mix Brasil, um dos mais importantes eventos de cultura dedicados à diversidade do mundo, acontece de 11 a 22 de novembro de forma online e gratuita, mas com algumas sessões presenciais de cinema no CineSesc (SP), espetáculos teatrais no Centro Cultural da Diversidade, e exposição em diversos Centros Culturais de São Paulo, com um número limitado de espectadores e com todos os protocolos de segurança.

O Festival traz este ano, 101 filmes de 24 países; 6 espetáculos teatrais inéditos, como ‘Wonder! Vem pra Barra Pesada!’ (espetáculo do teatro Oficina inspirado na trajetória de Claudia Wonder); shows com Linn da Quebrada, Jaloo, Martte e Bia Ferreira; seminário de literatura; laboratório audiovisual; mesas sobre temas relevantes para comunidade LGBTQIA+; artes visuais e o Show do Gongo com a Marisa Orth.

O evento abrirá no dia 11 de novembro, quarta-feira, às 20h, com uma cerimônia totalmente online, que contará com um pocket show da cantora Linn da Quebrada seguido da exibição do premiado filme argentino, inédito no Brasil e selecionado para a seção Panorama do festival de Berlim, ‘As Mil e Uma’ de Clarisa Navas, que ficará disponível na plataforma do Festival a partir do término do show.

A programação de longas exibirá títulos que fizeram parte da Seleção Oficial dos Festivais de Berlim, Veneza, Toronto, Sundance, Cannes e OutFest.

Inéditos no Brasil, os destaques são ‘The World to Come’ (EUA) de Mona Fastvold que conta com Vanessa Kirby (da série ‘The Crown’); ‘I Carry You With Me’ (EUA, México) de Heidi Ewing, vencedor do prêmio do público em Sundance; ‘Saint-Narcisse’ (Canadá) do enfant-terrible Bruce LaBruce; ‘Lingua Franca’ (EUA, Filipinas) de Isabel Sandoval, melhor filme do Queer Lisboa deste ano; ‘Verão de 85’ (França) de François Ozon, ‘Suk Suk’ (Hong Kong, China) de Ray Yeung Pak; ‘Shiva Baby’ (Canadá) comédia de Emma Seligman; ‘Cured’ (EUA) de Bennett Singer, Patrick Sammon, ‘A Morte Virá e Levará Seus Olhos’ (Chile) de José Luis Torres Leiva, ‘A Cidade Era Nossa’ (Países Baixos), de Netty van Hoorn, documentário sobre o movimento lésbico holandês nos anos 70, entre outros.

Já a Mostra Competitiva de filmes nacionais deste ano reúne nove títulos, a maioria fará a sua première nacional no Festival. Os selecionados são: ‘A Torre’, de Sérgio Borges (MG); ‘Alfabeto Sexual’, de André Medeiros Martins (SP); ‘Limiar’, de Coraci Ruiz (SP); ‘Mães do Derick’ de Dê Kelm (PR); ‘Meu Nome É Bagdá’ de Caru Alves de Souza (SP); ‘Para Onde Voam as Feiticeiras’, de Eliane Caffé, Carla Caffé e Beto Amaral (SP); ‘Valentina’ de Cássio Pereira Dos Santos (MG/DF); ‘Vento Seco’, de Daniel Nolasco (GO) e ‘Vil, Má’, de Gustavo Vinagre (SP).

Uma série de fotografias em grandiosos lambe-lambes, desenvolvidas pelo artista, Felippe Moraes, com o gesto da Figa, identidade visual da 28ª edição do Mix, , estará em exposição espalhada por diversos centros culturais de São Paulo como CCN (Centro de Culturas Negras), CCJ, CCD e Vila Itororó. A exposição gratuita, abre dia 14 de novembro e vai até 23 de dezembro.

Toda a programação online do 28º Festival Mix Brasil poderá ser acessada gratuitamente pelo mixbrasil.org.br. Os filmes poderão ser assistidos pelas plataformas digitais InnSaei (innsaei.tv), Sesc Digital (sesc.digital/home), Spcine Play (spcineplay.com.br). O acesso a alguns filmes será limitado e alguns longas serão exibidos apenas em sessões presenciais (consulte a programação).