Após mais de 50 anos, “2001: A Garden of Personal Mirrors”, canção perdida e escrita para o filme ‘2001 – Uma Odisseia no Espaço’, é lançada

A música de abertura do filme ‘2001 – Uma Odisseia no Espaço’ (1968), a icônica “Also Sprach Zarathustra” de Richard Strauss, parece ser insubstituível hoje. No entanto, na época, o cineasta Stanley Kubrick contratou o veterano compositor Alex North para escrever a composição antes de renunciar a trilha para a obra clássica.

Agora, mais de 50 anos após o lançamento original do filme, a outra faixa rejeitada apareceu. Escrita pelo publicista de longa data de Kubrick, Mike Kaplan, a música “perdida” é intitulada “2001: A Garden of Personal Mirrors”.

O cineasta recorreu a Kaplan para escrever a música depois de recusar outras faixas, lembra o publicista em uma entrevista ao Observer.

“A intenção do single era capturar as diferentes respostas que 2001 estava gerando do público e da mídia, os vários níveis de interpretação e apreciação, de seus visuais hipnóticos a suas iluminações metafísicas. Também queríamos instigar a curiosidade entre o público que ainda não tinha visto o que estava se tornando um fenômeno cultural”, disse Kaplan em um comunicado.

Embora Kubrick tenha gostado da faixa, que conta com os vocais da cantora folk Naomi Gardner, ele não via se tornar um sucesso. Embora ele e Kaplan continuassem a trabalhar juntos, incluindo em ‘Laranja Mecânica’ (1971), eles nunca mais conversaram sobre a música. Como resultado, “2001: A Garden of Personal Mirrors” teve que esperar mais de meia década para ver a luz do dia, após seu lançamento pelo selo britânico Wave Theory Records.