7 discos para ouvir hoje: VanJess, Foo Fighters, The Weather Station, Puma Blue e mais

Confira alguns dos principais lançamentos da semana para atualizar a sua playlist de discos favoritos. Entre eles estão os novos trabalhos de: VanJess, Foo Fighters, The Weather Station, Hayley Williams, The Staves, Puma Blue e Black Coffee.

VanJessHomegrown
(Astralwerks)

Em Homegrown, a dupla norte-americana de ascendência nigeriana VanJess – das irmãs Ivana e Jessica Nwokike – trazem uma lista grandiosa de colaboradores para roborar o seu repertório pop soul. Acompanhadas de nomes como o produtor KAYTRANADA (“DYSFUNCTIONAL”), o grupo de neo soul Phony PPL (“Caught Up”), Jimi Tents (“Curious”) e o músico Devin Morrison (no funky groove “Boo Thang”), as garotas asseveram um projeto coeso e pleno que atinge novos patamares sônicos desde o álbum de estreia Silk Canvas (2018).

Foo FightersMedicine At Midnight
(Roswell Records/RCA)

O Foo Fighters chega ao décimo disco de estúdio, e talvez o mais pop da carreira, acompanhado do produtor Greg Kurstin (de Concrete and Gold e trabalhos de Adele e Lily Allen) novamente. São composições concebidas para serem executadas em grandes estádios (“Holding Poison”), abarrotadas de groove (a faixa-título é a prova disso), refrões cativantes (“Love Dies Young”), guitarras impetuosas (“No Sons Of Mine”) e psicodelia (“Chasing Birds”) num cadeirão de ideias fortalecidas presumivelmente por clássicos de David Bowie, Prince, The Power Station, The Cars e The Rolling Stones.

The Weather StationIgnorance
(Fat Possum Records)

O The Weather Station, projeto da cantora e compositora canadense Tamara Lindeman, apresenta o quinto registro da carreira. No trabalho, produzido pela artista e Marcus Paquin (Arcade Fire, The National), o folk dos disco anteriores é denegado para a artista aventurar-se por paisagens sonoras do art rock dos anos 1980. É um registro profundamente rítmico e doloroso em letras sobre conflitos (“Parking Lot”), crises climáticas (“Atlantic”) e um narrador que confronta personagens que se apartam do amor (“Tried to Tell You”).

Hayley WilliamsFLOWERS for VASES / descansos
(Atlantic)

Hayley Williams (do Paramore) lança o segundo disco solo da carreira. Menos de um ano do lançamento de Petals for Armor, ela deixa claro que não se trata de uma continuação, mas sim um antecessor ou um desvio entre as duas partes do primeiro projeto. São canções graciosas e sombrias impregnadas por temas como separações (“No Use I Just Do”), perdas, memórias (“First Thing to Go”) e solidão (“Good Grief”). Baladas esboçadas em arranjos acústicos delicados e gravadas durante a pandemia no estúdio na casa da artista.

The StavesGood Woman
(Atlantic)

Nos quase sete anos que se passaram desde o último álbum, as irmãs Staveley-Taylor viram-se num furacão de despedidas, tristezas, romances condenados (“Devotion”, “Paralysed”) e luto (como a perda da mãe cantada em “Sparks”). Diante de uma montanha russa de emoções, Emily, Jessica e Camilla transformam vulnerabilidade num trabalho indie pop folk desafiador e encantador nas harmonias vocais sobre esbarrar com a beleza e amor próprio no final de uma dolorosa jornada (“Waiting On Me To Change”).

Puma BlueIn Praise of Shadows
(Blue Flowers / PIAS)

Entre produções minimalistas, camadas profundas de guitarras e sintetizadores, batidas hip hop e melodias jazzísticas noturnas, o cantor e compositor Jacob Allen (a.k.a. Puma Blue) evoca nomes como James Blake, Jeff Buckley e King Krule em seu trabalho de estreia. São relatos de amores perdidos (“Cherish”), traumas familiares (“Velvet Leaves”) e depressão (“Oil Slick”) que transparecem na aura nebulosa de In Praise Of Shadows e no vocal sensível do artista que se permite transparecer algumas cruéis realidades pessoais.

Black CoffeeSubconsciously
(Ultra Records)

Nathi Maphumulo é mais conhecido por seus fãs como Black Coffee, DJ e produtor de renome mundial que é considerado o padrinho da house music sul-africana. O segundo álbum de estúdio, Subconsciously, é um trabalho de sonoridade diversas, que transita por sonoridades eufóricas e emocionantes, deep house, melodias charmosas e batidas alucinantes. Destaque fica para as contribuições vocais de Sabrina Claudio, RX Y, Cassie, Usher, Celeste e Pharrell Williams nas canções.