Bobby Gillespie (vocalista do Primal Scream) e Jehnny Beth (do Savages) anunciam o álbum colaborativo Utopian Ashes para o dia 02 de julho pelo selo Third Man.
É um álbum conceitual sobre “a perda, a falta de comunicação e a falta de articulação emocional que um casal experimenta ao perceber que seu relacionamento está se rompendo”. O álbum conta com a participação do parceiro de Jehnny Beth, Johnny Hostile (baixo), bem como Andrew Innes do Primal Scream (guitarra), Martin Duffy (piano) e Darrin Mooney (bateria).
“Da mesma forma que você cria personagens para um romance, nós criamos personagens aqui. Mas você se coloca nisso, porque está tentando entender a situação humana. O canto tem que ser autêntico. Isso é tudo que importa” disse Jehnny Beth.
“Quando você escreve uma música, você casa o pessoal com o ficcional e faz arte. Eu pensava em duas pessoas que vivem sozinhas, juntas mas separadas, existindo e sofrendo de um mal-estar psíquico, que continuam arando por causa de responsabilidades e compromissos. É sobre a impermanência de tudo – um fato existencial que todos têm que enfrentar em algum momento de suas vidas” acrescenta Bobby.
O primeiro single é “Remember We Were Lovers”, uma balada rock grandiosa criada em guitarras, cordas elegantes e o canto dos músicos revelando as dores de um amor, que vem com um videoclipe em preto e branco dirigido Douglas Hart.
Capa e repertório de Utopian Ashes:
01. “Chase It Down”
02. “English Town”
03. “Remember We Were Lovers”
04. “Your Heart Will Aways Be Broken”
05. “Stones of Silence”
06. “You Don’t Know What Love Is”
07. “Self-Crowned King of Nothingness”
08. “You Can Trust Me Now”
09. “Living A Lie”
10. “Sunk In Reverie”