Damon Albarn, do Gorillaz e Blur, retoma a carreira solo e anuncia o álbum The Nearer the Fountain, More Pure the Stream Flows, o sucessor Everyday Robots, para o dia 12 de novembro via Transgressive.
A faixa-título é uma peça sutil cercada de floreios orquestrais, violões dedilhados e sintetizadores tênues que criam uma atmosfera de tristeza junto a versos impactantes, como “a jornada sombria que / não volta mais / é infrutífero para mim chorar por você / mas quem pode evitar o luto?”, como se Albarn estivesse envolvido com a discografia do Sigur Rós.
The Nearer the Fountain, More Pure the Stream Flows foi originalmente concebido como uma peça orquestrada inspirada nas paisagens islandesas e, por conta própria, do músico, transformou a música em canções apropriadas.
“Eu peguei algumas dessas experiências elementares extremas em tempo real [da Islândia] e então tentei desenvolver canções pop mais formais com isso como minha fonte. Eu queria ver aonde isso me levaria. Às vezes, isso me levava para o Uruguai e Montevidéu. Outras vezes, fui ao Irã, Islândia ou Devon. Com as viagens sendo reduzidas, foi bom poder fazer um disco que me colocou estranhamente naqueles lugares por um ou dois minutos” revela o músico.
Capa e repertório de The Nearer the Fountain, More Pure the Stream Flows:
01. “The Nearer the Fountain, More Pure the Stream Flows”
02. “The Cormorant”
03. “Royal Morning Blue”
04. “Combustion”
05. “Daft Wader”
06. “Darkness to Light”
07. “Esja”
08. “The Tower of Montevideo”
09. “Giraffe Trumpet Sea”
10. “Polaris”
11. “Particles”