Depois de mais de um ano de atraso, audições em estádios e alterações nas datas de lançamento, Kanye West, finalmente, libera o aguardado e prometido álbum Donda pelo selo Def Jam.
O disco, batizado em homenagem à mãe do rapper, conta com participações especiais de JAY-Z e Francis and the Lights (“Jail”) The Weeknd e Lil Baby (“Hurricane”), Travis Scott e Baby Keem (“Praise God”), Young Thug (“Remote Control”), Pop Smoke (“Tell the Vision”), Jay Electronica e The Lox (“Jesus Lord”), Kid Cudi e Don Toliver (“Moon”), Chris Brown (“New Again”), Playboi Carti e Ty Dolla $ign (“Junya, PT. 2”), entre outros.
“Believe What I Say”, que teve prévia revelada ano passado, manteve o sample da clássica “Doo-Wop (That Thing)” de Lauryn Hill. Enquanto “Heaven and Hell” começa com o sample de “Heaven and Hell Is on Earth” do 20th Century Steel Band.
Após o aparecimento do single “No Child Left Behind” em um anúncio da Beats com tema olímpico, Donda foi inicialmente agendado para um lançamento em 23 de julho, depois adiado para 06 de agosto, depois postergado para o final de agosto – algo antes de sua chegada em 29 de agosto.
Também é possível que esta versão lançada de Donda não seja necessariamente a oficial: West continuou a remixar e regravar elementos de seu álbum The Life Of Pablo (2016) por semanas depois que ele foi postado nas plataformas de streaming.
Donda soma 27 faixas e quase duas horas de duração.