Mitski retorna com o single “Working for the Knife”, prévia do sexto registro ainda sem data definida, para anunciar a turnê norte-americana em 2022.
A faixa, com produção do colaborador de longa data Patrick Hyland, é construída em sintetizadores enigmáticos, uma batida sincopada, impulsionada pelo tenor de Mitski e guitarras salientes. Sobre a canção, de versos como “eu costumava pensar que terminaria por volta dos 20 / agora, aos 29, a estrada parece a mesma / embora talvez aos 30 eu veja uma maneira de mudar”, a artista revela:
“É sobre passar de uma criança com um sonho a um adulto com um emprego e sentir que em algum lugar ao longo do caminho você foi deixado para trás. É ser confrontado com um mundo que parece não reconhecer sua humanidade e não ver como sair disso”.
O videoclipe, filmado no The Egg em Albany, Nova Iorque, apresenta uma performer retornando ao mesmo mundo cruel que lhe deu origem. A dedicação de Mitski à apresentação sonora e física está em plena exibição – cada músculo é ativado e proposital, entregando-se à história da coreografia. A direção é de Zia Anger.