SASAMI anuncia o segundo álbum de estúdio, Squeeze, para o dia 25 de fevereiro do próximo ano via Domino. Para promover o registro, a artista compartilha dois dos principais singles: “The Greatest” e “Skin A Rat”.
Em Squeeze, SASAMI explora seu amplo espectro de humores – desde a violência sistêmica até a luta pelo controle de seus relacionamentos pessoais. Durante todo o tempo, a cantora, compositora e produtora examina a agressividade do nu-metal, a franqueza do country pop e folk rock e o romantismo dramático da música clássica.
Squeeze martela um sentimento de “positividade anti-tóxica” e mostra a honestidade de SASAMI, visão intransigente parcialmente inspirada pelo espírito popular yōkai japonês chamado Nure-onna (mulher molhada), uma divindade vampírica que tem a cabeça de um mulher e o corpo de uma cobra.
Sobre a poderosa balada “The Greatest”, Sasami Ashworth disse:
“Esta música é sobre como muitas vezes os maiores e mais pesados sentimentos que temos por alguém acontecem na ausência da realização ou reciprocidade desse amor. Como o poder nascido de um buraco negro. Tudo fantasia”.
O videoclipe é dirigido por Jennifer Juniper Stratford.
Inspirado por uma fantasia violenta, “Skin A Rat” é “uma trilha sonora para a liberação catártica de raiva e frustração com sistemas opressores e humanos. Muito influenciado pelo nu-metal. Escrevi e fiz uma demo de toda a música no meu iPad com bateria midi e contratei um baterista para tocá-la na gravação”.
A música apresenta Dirk Verbeuren (do Megadeth) na bateria, vocais de Laetitia Tamko (a.k.a. Vagabon) e da atriz e comediante Patti Harrison. O visualizer de “Skin A Rat” é de Andrew Thomas Huang (Björk, FKA twigs), que também criou a capa do álbum.
Capa e repertório de Squeeze:
01. “Skin a Rat”
02. “The Greatest”
03. “Say It”
04. “Call Me Home”
05. “Need It to Work”
06. “Tried to Understand”
07. “Make It Right”
08. “Sorry Entertainer”
09. “Squeeze” (com No Home)
10. “Feminine Water Turmoil”
11. “Not a Love Song”