Cat Power lança o álbum Covers, o terceiro de releituras, no dia 14 de janeiro via Domino. Depois de revelar as versões de “Bad Religion”, de Frank Ocean, e “A Pair Of Brown Eyes”, do The Pogues, a artista compartilha a interpretação da belíssima “Pa Pa Power” do Dead Man’s Bones, projeto do ator Ryan Gosling e Zach Shields.
“Comecei a tocar essa música em 2012 (originalmente mais dissonante e trance), quando os protestos do Occupy Wall Street estavam acontecendo. O Occupy estava abrigando e dizendo: ‘Essa merda está fodida ’. E ajudando os cidadãos a serem uma voz em seu governo local. Eles fizeram muitas coisas boas, mas a mídia americana matou o movimento. Eu senti que essa música era relativa a isso. A mídia americana sempre penalizou qualquer tipo de progressividade social e é sempre a primeira a expressar uma retórica conservadora contra algo que é benéfico para a nação. Eu abriria com essa música na turnê de 2013 pela China. ‘Queime as ruas, queime os carros’” disse Chan Marshall sobre sua decisão de fazer a cobertura de ‘Pa Pa Power’ em um comunicado à imprensa.
O videoclipe acompanha uma performance de Power no The Echo, em Los Angeles, dirigida por Greg Hunt.
Produzido na íntegra por Marshall, Covers também apresenta releituras de gravações de Nick Cave, Iggy Pop, The Replacements, Billie Holiday, Lana Del Rey e mais, além de uma versão atualizada da canção “Hate” de Cat Power do The Greatest (2006), renomeado “Unhate” para o álbum.