Após o lançamento do single de retorno “The Beachland Ballroom”, o IDLES lança a segunda música do quarto álbum, CRAWLER. Assim como a faixa anterior, “Car Crash” vê a banda operando livre de quaisquer noções de como a música deveria soar. Ela narra a experiência quase fatal do vocalista Joe Talbot ao volante, uma das muitas histórias de trauma, vício, sobrevivência e recuperação que a banda traz à vida no registro.
Falando sobre a faixa, Talbot diz:
“É uma ressaca horrível e desagradável – acordar de manhã e perceber, tipo, o que diabos estou fazendo com a minha vida?”
O guitarrista e coprodutor Mark Bowen acrescenta:
“Queríamos que fosse o mais violento possível para refletir esse evento. Eu realmente queria que fosse essa pedra de toque sonoro. Gravamos a bateria de antemão e colocamos em acetato de vinil. Sempre que você reproduz um acetato, porque é como um líquido, ele se degrada a cada vez. Diz respeito a coisas que são transitórias e momentâneas – até mesmo uma única batida de bateria. É como uma memória, quando o momento passa e você lida com as repercussões uma e outra vez, e elas se transformam em outra coisa. É uma das primeiras vezes em uma música do IDLES em que usamos os efeitos nos vocais – foi Joe mexendo na minha pedaleira, então você obtém clareza e degradação”
O vídeo, criado por Matthew Cusick e editado por Lee Kiernan do IDLES, foi um projeto iniciado em 2001. Cusick fez uma pausa na pintura e começou a catalogar digitalmente cenas de perseguição de carros do cinema americano do século 20 como uma extensão de suas pinturas e colagens de mapas. Apropriando-se de filmagens do The Keystone Cops, Cusick montou “File on Motor Transgression, 2001-2011” condensando mais de 500 perseguições de carro em uma navegação da paisagem americana ao longo da história cinematográfica. Sobre a colaboração com IDLES nas palavras de Cusick:
“É uma conclusão dolorosa e simbiótica para a peça. Tem agora o que sempre faltou … uma trilha sonora matadora.”
CRAWLER, o sucessor de Ultra Mono, para o dia 12 de novembro via Partisan Records.