Os 10 melhores videoclipes de 2021

10. Rostam – “From The Back of a Cab
Direção: Rostam & Jason Lester

A ideia é simples. É o elenco de “From The Back of a Cab” que torna o trabalho grandioso. Um banco de trás de um táxi é o local perfeito para ilustrar a canção e trazer inúmeros amigos e colaboradores famosos de Rostam (ex-Vampire Weekend) – entre eles estão as irmãs do HAIM, Charli XCX e Huck Kwong, a modelo Kaia Gerber, o produtor Ariel Rechtshaid, Remi Wolf e Seth Bogart, Samantha Urbani, entre outros – para pegar uma carona a um destino incerto.


09. Caribou – “You Can Do It”
Direção: Richard Kenworthy

O compositor e produtor Dan Snaith (a.k.a. Caribou) resume o significado de fofura com o videoclipe de “You Can Do It”. No despretensioso material, cãezinhos de diversas raças aparecem brincando e correndo por praias e parques provocando uma sensação de liberdade encantadora ao espectador.


08. Snail Mail“Valentine”
Direção: Josh Coll

Em “Valentine” somos transportados para uma festa do século XVII. Lá, Lindsey Jordan (a.k.a. Snail Mail) vê sua amante nos braços de outro homem, fica bêbada, enfia uma fatia de bolo de chocolate inteiro na boca, fantasia sobre um romance entre as duas e toma uma decisão sanguinária para conquistar a sua paixão.


07. Japanese Breakfast – “Be Sweet”
Direção: Michelle Zauner

Michelle Zauner, detentora do Japanese Breakfast, e Marisa Dabice, da banda punk Mannequin Pussy, embarcam num aventura retrô em “Be Sweet” como agentes paranormais do FBI. Uma versão feminina de ‘Arquivo X’.


06. Megan Thee Stallion“Thot Shit”
Direção: Aube Perrie

Megan Thee Stallion aparece pronta para vingar-se de um político hipócrita que escreve comentários misóginos no seu videoclipe de “Body” no YouTube. Dali em diante, ela e sua gangue de garotas assombram cada movimento do homem até concretizarem a retaliação em uma mesa de cirurgia.


05. Arca““Prada” / “Rakata””
Direção: Frederick Heyman

Arca e o artista visual Frederick Heyman dão vida a alguns ensaios conhecidos da artista que se encontra em um inferno digital futurista que combina com o som frenético e sombrio das produções musicais.


04. DeLaurentis – “Unica’s Cloud”
Direção: AB/CD/CD

Um confronto entre DeLaurentis e uma matilha de drones num futuro distópico é uma ideia de como os homens precisarão se entender com o universo das máquinas e em que elas passam a fazer parte do mundo dos vivos.


03. Grimes – “Player of Games”
Direção: Anton Tammi

Ambientado num período medieval, Grimes é uma princesa tentando libertar-se de um cavaleiro fantasma, chamado de Cavaleiro Escuro (interpretado por Andreï Pishchalnikov), ao ser reduzida por ele neste império. No acordo firmado entre os dois, existem de forma ágil partidas de xadrez, batalhas de espadas, duelos de sabres de luz e competições de videogame.


02. Sevdaliza“Homunculus”
Direção: Willem Kantine & SEVDALIZA

SEVDALIZA interpreta uma espiã grávida capturada por agentes secretos para um interrogatório e uma série de experimentos. O resultado é uma peça subjetiva de pura arte que trata de vida, imperfeições, morte e um futuro incerto para ilustrar a canção de protesto sobre a relação sociopolítico atual do mundo.


01. Lil Nas X – “MONTERO (Call Me by Your Name)”
Direção:  Tanu Muino & Lil Nas X

“Em vida, nós escondemos as partes de nós mesmos que não queremos que o mundo veja. Nós as escondemos, nós dizemos não, nós as banimos. Mas aqui, não. Bem-vindo a Montero”. É com essas palavras que Lil Nas X começa o videoclipe de “MONTERO (Call Me by Your Name)”, sua versão gay e fantasiosa do paraíso e do inferno com referências nas histórias bíblicas, grega e romana.

O rapper aparece beijando a serpente no Jardim do Éden, aprisionado e condenado por pessoas com perucas num anfiteatro, rejeitado pelos céus, dançando num pole dance rumo ao inferno e seduzindo o diabo numa trama que ele revela ser o seu terror pessoal, mas triunfante.