O Editors retorna com o single “Heart Attack”, a primeira novidade desde a compilação Black Gold e traz o compositor e produtor Benjamin John Power, conhecido como Blanck Mass, como membro permanente – ele havia trabalhado com a banda no álbum Violence.
Com uma intensidade pulsante e eletrônica e sintetizadores inspirados na década de 80, “Heart Attack” é a introdução perfeita à nova era da banda, ao mesmo tempo em que se encaixa perfeitamente em seu repertório; sua sonoridade é gótica e os vocais de Tom Smith, são imediatamente reconhecíveis.
“Heart Attack é uma canção de obsessão, sobre perder-se em alguém, uma canção de amor, uma canção de amor mórbida”, disse Smith.
Para o videoclipe, a banda trouxe o diretor e artista visual Felix Geen, que usou tecnologia inovadora de inteligência artificial para criar uma vasta e sombria jornada psicodélica, como explica:
“Normalmente, quando estou fazendo um vídeo musical, tento me sintonizar com a música e encontrar o visual que mais faz sentido. Recentemente, tenho trabalhado com arte gerada pela IA em meus vídeos. É uma tecnologia relativamente nova, mas seu desenvolvimento está acelerando o tempo todo. O potencial para que ela revolucione completamente o processo de criação visual ainda será vista num futuro próximo. Atualmente penso em trabalhar com a IA (Inteligência Artificial) como uma colaboração, com um autor louco que tomou LSD em excesso. É certamente bastante interessante ser levado em uma viagem psicodélica por um computador”.