Lil Silva anuncia disco de estreia, ‘Yesterday Is Heavy’, com o single “Another Sketch”

Uma das mentes de produção mais inventivas dos últimos tempos, Lil Silva tem talvez um dos currículos mais variados do universo da música. Causando um efeito sísmico no mundo da música para os clubes com o EP Seasons (2010), créditos de produção para diversos artistas – como Adele, BANKS, Mark Ronson e serpentwithfeet – e um projeto colaborativo com George FitzGerald (como OTHERLiiNE) mesmo antes de incluir lançamentos solos sob o apelido de Lil Silva usando o próprio vocal, ele combinou continuamente uma ampla gama de influências para criar uma discografia diversificada e transformadora. Após o lançamento de “Backwards” no mês passado ao lado de Sampha, o artista anuncia o esperado disco de estreia, Yesterday Is Heavy, para o dia 15 de julho via Nowhere Music.

Com mais de 10 anos de produção, o registro é um produto cumulativo de uma carreira já notável e repleta de destaques. Um álbum sobre sair: fora de uma zona de conforto e, para Lil Silva, fora de si mesmo. É um disco de estreia de peso e coração, mas acima de tudo esperança – e confiança no processo. Impulsionado pelo incentivo de colaboradores de longa data como Jamie Woon e Sampha no início de sua carreira (ambos imploraram que ele comprometesse sua própria voz para gravar) e reforçado pela experiência incomparável de sessões de trabalho com Mark Ronson, Adele e mais. Criado principalmente na cidade de Bedford, em que cresceu (e continua a viver agora), o consolo penetrante da casa percorre o projeto, proporcionando os momentos emocionantes de prestígio de que Silva sempre foi capaz.

Como costuma fazer, o artista divide os holofotes com um surpreendente elenco de convidados. Ele funde lendas modernas bem versadas na forma de Sampha, BADBADNOTGOOD, Ghetts e Little Dragon com estrelas em ascensão como serpentwithfeet, Charlotte Day Wilson e Skiifall para um efeito comovente, o tempo todo nunca permitindo que seu toque habilmente dinâmico, mas considerado, seja ofuscado por toda parte. É com a faixa de abertura “Another Sketch”, no entanto, que seu talento singular se apresenta.

Com um visual dirigido por Fenn O’Meally, “Another Sketch” é um excelente exemplo da vasta gama de talentos que Lil Silva possui. Um vídeo que transcende gerações de negros britânicos (com a própria família do artista e Sampha), a faixa foca no assunto do tempo. Olhando para gerações como monumentos, o visual se concentra na ideia de que, apesar do tempo poder desgastar sua aparência, o que está dentro de você nunca pode depreciar. A principal peça central disso é o patrimônio, com imagens de arquivo e gravadas mostrando a família e amigos do artista desfrutando das mesmas atividades que faziam gerações passadas, combinadas com imagens e notas de voz de uma das terras de sua dupla herança, a Jamaica. A faixa em si se concentra em um tema central de ações, consequências e mudanças em nosso inevitável futuro, com o fascinante falsete de Lil Silva brilhando ao lado de backing vocals de serpentwithfeet e James Vincent McMorrow, e um instrumental que inicialmente abre de forma minimalista antes de se desdobrar gradualmente para manifestar elementos de sua eletrônica, batidas fortes infundidas de hip hop e enfeites melódicos volumosos.

Com Yesterday Is Heavy, Lil Silva colhe os frutos de mais de uma década de influência para criar o álbum de estreia que sempre sonhou. Simultaneamente na linha entre a narrativa pertinente e a produção virtuosa, o registro traça a história de um dos heróis desconhecidos da música do Reino Unido, tomando seu tempo para construir algo que é verdadeiramente atemporal.

Capa e repertório de Yesterday Is Heavy:

01. “Another Sketch”
02. “Be Cool” (com Little Dragon)
03. “Vera (Judah Speaks)”
04. “Leave It” (com Charlotte Day Wilson)
05. “September”
06. “To The Floor” (com BADBADNOTGOOD)
07. “Backwards” (com Sampha)
08. “What If?” (com Skiifall)
09. “Colours”
10. “About Us” (com Elmiene)
11. “Still” (com Sampha e Ghetts)
12. “Ends Now” (com serpentwithfeet)