Yeah Yeah Yeahs retorna com single “Spitting Off The Edge Of The World” e anuncia o álbum ‘Cool It Down’

O Yeah Yeah Yeahs retorna com “Spitting Off the Edge of the World”, o primeiro single em nove anos, e anuncia o álbum Cool It Down para o dia 30 de setembro via Secretly Canadian.

“O disco é chamado de ‘Cool It Down’, que é retirado de uma música menos conhecida do Velvet Underground. Eu disse a Alex Prager, cuja foto enfeita a capa do nosso disco, que a imagem dela fala de temas abrangentes na música e resume como eu, Karen, me sinto existencialmente nestes tempos. Mas há sempre mais na história. É assim que nossa nova história começa, apresentamos a vocês de cabeça baixa e punhos no ar “Spitting Off the Edge of the World” com Perfume Genius.

A faixa, produzida por Dave Sitek, traz Karen O compartilhando vocais com Perfume Genius num número lento e poderoso em sintetizadores, baterias maciças e riffs de guitarras grandiosos que remete a fase It’s Blitz! da banda. A letra da canção serve como uma discussão a assuntos ligados à crise climática e abordada como se a artista estivesse tendo uma conversa pessoal com o filho sobre o mundo que ele está herdando. “Mamãe, o que você fez? / eu traço seus passos / na escuridão de um / eu sou o que resta?”, canta.

Karen explica mais sobre a letra:

“Reflete sobre o estado do meio ambiente e a necessidade de honestidade sobre os danos que estamos causando à Terra. Estamos todos passando por essa crise climática por meio de um sistema que está quebrado e não está realmente abordando isso. Vejo as gerações mais jovens encarando essa ameaça e estão à beira de um precipício, enfrentando o que está por vir com raiva e desafio. É galvanizante, e há esperança nisso”.

No videoclipe, Perfume Genius aparece ao lado de Karen como um anjo vingador e dirigindo uma limusine para sua rainha rebelde do deserto. O trabalho é dirigido Cody Critcheloe (a.k.a. SSION).

Capa e repertório de Cool It Down:

01. “Spitting Off The Edge of the World” (com Perfume Genius)
02. “Lovebomb”
03. “Wolf”
04. “Fleez”
05. “Burning”
06. “Blacktop”
07. “Different Today”
08. “Mars”