O Young the Giant compartilha ACT II: EXILE, o segundo ato – e sucessor de ACT I: ORIGINS -, do quinto álbum de estúdio, American Bollywood, via AWAL/Jungle Youth Records. O disco será dividido em quatro atos, dos quais os dois restantes são: BATTLE e DENOUEMENT.
Sobre ACT II: EXILE, coproduzido com John Hill (Santigold, M.I.A) e Rob Cohen, e da gênese de American Bollywood, o vocalista Sameer Gadhia, filho de imigrantes indianos, o que faz dele uma voz única no rock americano, conta:
“Às vezes, o exílio é uma pressão externa para sair. No Mahabharata [um dos dois maiores épicos sânscritos da Índia antiga], os Pandavas são banidos de seu reino após um jogo de dados manipulado. Para o mundo, nosso exílio pandêmico tem sido uma nova realidade da qual ainda estamos nos recuperando. Nós nos perguntamos se as coisas vão voltar um dia: se podemos desver o que fomos forçados a fazer no espelho do isolamento.
Mas para o imigrante, o exílio é um sacrifício voluntário por oportunidade: a perda da pátria é um anseio que está sempre presente, mesmo subconscientemente nos filhos de imigrantes, cuja perda dos pais é apenas um fantasma sem forma que causa traumas que atravessam gerações”.
O ato um era sobre sobre começos, origens e manter conexão com qualquer lugar que se conhece por lar. Já o segundo é onde as coisas começam a agitar. É quando a definição de lar começa a mudar à medida que nos movemos de um espaço para outro. Seja um espaço físico ou uma mudança mental, o exílio é uma coisa poderosa. ACT II: EXILE transmite o poder dessa mudança em uma busca universal para encontrar significado no caos.
Paralelamente ao lançamento, a banda também apresenta o lyric video da faixa “The Walk Home” dirigido pelo cineasta sul-asiático Tanmay Chowdhary.