A artista islandesa Björk apresenta “Atopos”, o primeiro single oficial do álbum Fossora, o sucessor de Utopia, que chega às lojas no dia 30 de setembro via One Little Independent.
“Atopos” é uma palavra de origem grega – que significa “incomum”, “fora do lugar” -, mas também pertence a um gênero de lesmas terrestres carnívoras. Outras definições ligam a palavra a alguém que tem autoconfiança, que não precisa confrontar ou buscar confirmação externa para sua singularidade. Assim, uma pessoa que se liberta da necessidade de ser diferente, pois é algo que é naturalmente.
A faixa, produzida pela própria artista, é descrita como um “passaporte” para aquele mundo mágico de “cogumelos” que ela construiu. Contém um arranjo de seis clarinetes e uma batida techno profunda e agressiva, com uma levada afrobeat e reggaeton, que “perfura e cava o chão e nos aninha nele”. Na letra, de versos como “essas não são apenas desculpas para não se conectar?”, Björk explora a conexão com seu amante para alcançar o amor em vez de colapsar na destruição.
No videoclipe, dirigido por Viðar Logi – responsável pelas imagens de divulgação da era -, somos apresentados ao mundo mágico e sombrio imaginado pela artista.
Capa e repertório de Fossora:
01. “Atopos”
02. “Ovule”
03. “Mycelia”
04. “Sorrowful Soil”
05. “Ancestress”
06. “Fagurt Er í Fjörðum”
07. “Victimhood”
08. “Allow”
09. “Fungal City”
10. “Trölla-Gabba”
11. “Freefall”
12. “Fossora”
13. “Her Mother’s House”