Sevdaliza lança “Woman Life Freedom”, um hino em apoio às mulheres no Irã

Sevdaliza / Instagram

A artista irani-holandesa de pop experimental Sevdaliza compartilha a faixa “Woman Life Freedom”, um hino em apoio às mulheres no Irã. Atualmente, o país está dominado por protestos que começaram com a morte de Mahsa Amini, de 22 anos, uma mulher que teria sido morta pela polícia moral do país em setembro por uma violação da lei hijab obrigatória do país.

O título da música se baseia em cânticos de manifestantes e carrega samples de discursos de mulheres ao som de batidas salientes, cordas dramáticas e notas ao piano. A produção é de Sevdaliza e Mucky.

Na descrição do vídeo, uma peça em movimento com visuais de IA, Sevdaliza escreve:

“Eu escrevi uma música para mulheres oprimidas ao redor do mundo. Estou orgulhosa como uma mulher iraniana e estou apoiando a luta de minhas irmãs que derramaram seu sangue, cabelos, corações e cérebros para nos dar toda a esperança de que um dia seremos livres. Ainda jovem, tomei consciência dos meios sistemáticos de forçar as mulheres à obediência por meio da violência e da intimidação. Para persuadir as mulheres de que suas mentes, corpos e liberdade não lhes pertencem.

Nossa humanidade exige que nos levantemos contra a opressão das mulheres. Agora. E para sempre. Devemos continuar a falar e lutar contra as instituições que toleram a opressão, a violência e o assassinato. Devemos enfrentar as pessoas que negam a dignidade e o respeito por todas nós mulheres. Estamos tão cansados de nos dizerem como ser, o que ser”.