O Phoenix apresenta o single “Winter Solstice”, o sucessor de “Tonight” com Ezra Koenig do Vampire Weekend, para divulgar o álbum Alpha Zulu agendado para 04 de novembro pela Loyaute/Glassnote Records.
Em comunicado, a banda conta que “Winter Solstice” marca a primeira música do Phoenix a não ser trabalhada coletivamente no estúdio. O vocalista Thomas Mars escreveu a letra com base em um loop enviado remotamente pelos colegas que pediram uma canção que aludisse clássicos como “Love Like A Sunset Pt. 1 e 2” e “Bankrupt”, mas soasse totalmente novo.
“Winter Solstice” é uma balada melancólica com Thomas Mars procurando preencher o vazio criado pela distância da pandemia em cima de uma base saliente de sintetizadores e batidas pulsantes que preenchem a melodia. “Agora é difícil conectar / mas o mundo está desencadeado / e assim por diante / será de domínio público / é muito difícil permanecer / astuto”, canta.
O videoclipe, com Mars isolado no topo de uma montanha, é inspirado no cinema expressionista alemão dos anos 1920. A direção é de Warren Fu e Saoli Nash.