‘Thriller’ ganha versão comemorativa de 40 anos com demos e raridades

Em comemoração aos 40 anos de Thriller, de Michael Jackson, a Sony Music e o Estate of Michael Jackson lançam a edição comemorativa do álbum. Thriller 40, um conjunto com dois álbuns, é composto pela master original e um compacto extra com raridades e demos.

Lançado originalmente em 30 de novembro de 1982 e produzido por Quincy Jones – que também trabalhou na estreia solo de Jackson, Off the Wall, em 1979 – Thriller rendeu ao artista oito prêmios Grammy. O álbum passou 37 semanas não consecutivas em primeiro lugar, de 26 de fevereiro de 1983 a 14 de abril de 1984, e mais de 500 semanas na parada 200 da Billboard.

Thriller 40, com suas 34 faixas, inicia com as canções originais que impulsionaram o trabalho a se tornar o álbum mais vendido de todos os tempos. Em seguida, ele vai direto para as faixas mais raras, demos originais e remixes (de Kanye West a will.i.am).

As canção mais raras são: “Starlight”, “Got the Hots”, “Who Do You Know”, “Carousel”, “Behind The Mask”, “Can’t Get Outta The Rain”, “The Toy”, “Sunset Driver”, “What A Lovely Way To Go” e “She’s Trouble”.

Com a edição digital expandida, também pode-se ouvir as primeiras demos de “Billie Jean”, “Beat It”, “Wanna Be Startin ‘Somethin’” e “P.Y.T. (Pretty Young Thing)”.

Devido a vazamentos antigos, há apenas duas faixas totalmente novas das quais nunca ouvimos nenhuma versão antes. São elas: as demos de “Who Do You Know”, com as heranças de Jackson da Motown, e “What A Lovely Way To Go”, com uma atmosfera gospel nos arranjos e inspiração em artistas como Beatles.