Kele Okereke, ou simplesmente Kele, anuncia o sexto disco solo, The Flames Pt. 2, para o dia 24 de março via KOLA Records / !K7. Juntamente com a notícia, o vocalista do Bloc Party compartilha o primeiro single do trabalho: “Vandal”.
A faixa, produzida por Gethin Pearson e que tem como imagem promocional o músico queimando uma cópia de The Queen Is Dead do The Smiths, carrega um groove conduzido por baixos, guitarras distorcidas, efeitos eletrônicos inquietos e o artista se concentrando no que a Grã-Bretanha representa a ele. Em nota, Kele comenta sobre a faixa:
“Como um nigeriano nascido na Grã-Bretanha, esse debate me deixou com raiva. Parece que nos últimos anos tenho carregado muito dessa raiva, então com “Vandal” senti que precisava colocá-la em algum lugar útil. Não houve muitas coisas que me fizeram sentir orgulhoso de ser britânico recentemente, mas assistir aquelas pessoas em Bristol derrubando a estátua de Colston me deixou imensamente orgulhoso. Eram pessoas comuns dizendo “não, este traficante de escravos não representa minha Grã-Bretanha”. Foi um ato de desafio que eu entendi e de repente tive um vislumbre de uma Grã-Bretanha em que eu poderia acreditar”.
O disco é descrito como uma resposta ao álbum The Waves Pt. 1. Ele explica:
“Sempre soube que encontraria uma saída para esse sentimento e sempre soube que daria uma resposta ao ‘The Waves’. O fogo é poderoso, é criação e destruição e eu queria que essa tensão de alguma forma se refletisse na música. O som de sermos consumidos por nossos desejos, de sentimentos queimando tão intensamente que literalmente queimam”.
Capa e repertório de The Flames Pt. 2:
01. “Never Have I Ever”
02. “Reckless”
03. “And He Never Was The Same Again”
04. “True Love Knows No Death”
05. “Vandal”
06. “Her Darkest Hour”
07. “No Risk No Reward”
08. “Someone To Make Me Laugh”
09. “I’m In Love With An Outline”
10. “Acting On A Hunch”
11. “Kerosene”
12. “The Colour Of Dying Flame”