James Yorkston e Nina Persson, do The Cardigans, divulgam a faixa “An Upturned Crab”

James Yorkston, Nina Persson (do The Cardigans) e The Second Hand Orchestra lançam o álbum The Great White Sea Eagle no dia 13 de janeiro via Domino Records. Em um comunicado à imprensa, Yorkston revela:

“Todos que tocavam na The Second Hand Orchestra, à sua maneira, são músicos únicos. Não havia ninguém ali que não soubesse o que fazer. Eu trazia as músicas para eles, começávamos uma – eu tocava, e na segunda vez as pessoas começavam a cantar e tocar, e quando tínhamos feito isso três ou quatro vezes, começávamos a gravar e estávamos prontos. E o que todos eles tinham era a capacidade de dar espaço uns aos outros e criar suas partes com base no que outras pessoas estavam tocando naturalmente foi um processo muito rápido, e todos eram tão abertos que ninguém era egoísta. Tudo estava simplesmente feliz. Eu amo a selvageria nisso”.

Depois de revelar o single “Hold Out For Love”, o grupo compartilha a faixa inédita “An Upturned Crab”. Na canção, um chamber folk sobre a paternidade e os momentos perdidos da vida familiar, Yorkston e Persson cantam: “eu fiz uma vida na estrada e pensei que estava indo bem / mas o ouro ficou em casa e senti falta de ver você crescer”.

O grupo também revela uma versão ao vivo de “An Upturned Crab”, gravada na mesma sessão de “Hold Out For Love” que apresenta Philip Selway (do Radiohead).

Capa e repertório de The Great White Sea Eagle:

01. “Sam And Jeanie McGreagor”
02. “An Upturned Crab”
03. “Keeping Up With The Grandchildren, Yeah”
04. “The Heavy Lyric Police”
05. “A Sweetness In You”
06. “A Forestful Of Rogues”
07. “Peter Paulo Van Der Heyden”
08. “Mary”
09. “Hold Out For Love”
10. “The Harmony”
11. “The Great White Sea Eagle”
12. “A Hollow Skeleton Lifts A Heavy Wing”