A cantora e compositora Samia revela a faixa-título e a inédita “Breathing Song” para promover o segundo disco de estúdio, Honey, agendado para 27 de janeiro via Grand Jury Music. Em comunicado, ela conta sobre as músicas:
“Tentei escrever “Breathing Song” mil vezes e não consegui acertar. Toquei uma de suas iterações para Molly Sarlé no zoom e ela disse ‘você acabou de me contar uma história realmente poderosa antes de tocar isso, escreva novamente e apenas conte a história’, então eu fiz; Eu apenas disse o que aconteceu, da minha perspectiva. Tive que tocar para ela novamente quando terminou e nós choramos.
“Honey” se passa no mesmo mundo de “Breathing Song”. Trata-se de estar sempre bêbado o suficiente para não precisar olhar em volta. Para mim, é a música mais triste que já escrevi, porque zomba da minha tentativa de convencer as pessoas de que eu era boa”.
“Honey” é um indie pop acústico em que Samia enfatizada sobre não ter medo de nada e tornar-se uma pessoa melhor. “Eu quero ir para a praia e morrer na praia / eu quero ser uma sereia / não tenho medo de tubarões não tenho medo de ficar nua / eu não tenho medo de outro dia / daqui de baixo tudo o que você pode ouvir é o estrondo distante dos anjos do inferno / daqui de baixo tudo o que você pode temer é ser salvo e ficar acordado”, canta. O videoclipe, dirigido por Jacq Justice, apresenta várias versões da artista, todas fazendo o possível para manter uma compostura, com diversos graus de sucesso.
“Breathing Song”, estruturada no vocal da artista e acompanhada de um instrumentação mínima, é uma balada poderosa em que Samia expõe a vulnerabilidade numa letra confessional e descreve uma noite ruim (“me levou do bar para o pronto-socorro”), antes que seu coro de “não, não, não” revele cada vez mais dolorosa as lembranças.