O trio norte-americano Nation of Language, conhecido pelo brilho synthpop com influências de post-punk nas produções, retorna com o single “Sole Obsession” como prévia do aguardado álbum Strange Disciple.
A letra de “Sole Obsession” ilustra o lado alternativo de si mesmo que emerge durante experiências prolongadas de paixão. Com sintetizadores aguçados e cintilantes, e as faixas hipnóticas com baixo e bateria fortes, o cantor Ian Devaney apresenta imenso alcance e melodias irresistíveis, sua voz elevando-se com sentimentos tanto de euforia libertadora quanto de profunda contemplação.
Sobre a faixa, Ian Devaney e Aidan Noell, membros da banda, revelam:
“Em termos mais simples, “Sole Obsession” é uma questão de saber quando, ou se, ceder ou desistir. Particularmente, quando desatar os nós em que nos amarramos quando uma paixão se instala. Muitos de nós experimentamos um sentimento viciante que nos constrange cada vez mais até que, esperemos, haja um momento de clareza que nos permita libertar-nos dessa compulsão particular. O título do nosso próximo álbum, ‘Strange Disciple’, é parte da letra de “Sole Obsession” que faz referência a um personagem de tal natureza; aquele que se encontra aderente a um assunto que provavelmente não vale a pena a devoção”.
Eles acrescentam:
“Escolhemos representar isto com uma figura anônima que vive dentro de todos nós, esperando por nós para vestir a capa e assumir nosso papel, e trabalhamos com John Mackay para dar vida ao Discípulo no videoclipe. Tomando inspiração cinematográfica de ‘Tramas do Entardecer’ (1943) de Maya Deren, bem como ‘O Sétimo Selo’ (1958), de Ingmar Bergman, o Discípulo é retratado como um de nós, e nós, por sua vez, somos retratados como o Discípulo”.
O videoclipe é dirigido por John MacKay e filmado em 16mm ao redor de Queens e o Fort Tryon Park em Manhattan.