Jayda G lança “Blue Lights”, single inspirado no pai e nos protestos raciais de 1968 nos EUA

Nabil Elderkin

A DJ e produtora Jayda G lança o álbum Guy no dia 09 de junho via Ninja Tune. O registro explora a relação da artista com o pai, William Richard Guy, que faleceu quando ela tinha apenas 10 anos de idade. Depois de mostrar o single “Circle Back Around”, a artista compartilha a faixa inédita “Blue Lights”.

A música em questão é uma colaboração entre Jayda e Jack Peñate, e é baseada na história do pai da artista durante os protestos raciais em Washington em 1968. Em fitas gravadas na época, William Richard Guy relata ter ficado preso do lado de fora de seu apartamento enquanto milhares de manifestantes e policiais se aproximavam, e acabou juntando-se aos protestos. “Blue Lights” é embalada por uma batida disco groove e usa trechos dessas gravações na narrativa da faixa.

“Acho que foi um ponto de virada para ele. Acho que foi um ponto de virada para todos naquela época. Você sabe, você tem a Guerra do Vietnã, as pessoas não sabem por que estão enviando pessoas para lá, e em casa você tem todas essas coisas horríveis acontecendo na comunidade negra e as pessoas estão cansadas disso. O que é interessante é que enquanto eu estava escrevendo este álbum, o movimento Black Lives Matter também estava acontecendo, e as pessoas estavam novamente pensando nas questões de ser negro, ser homem, estar na pobreza, lidar com o racismo, lidar com a polícia e a brutalidade policial em nosso sociedade e lembro-me de pensar que, sim, não mudou de muitas maneiras” diz Jayda.