O TECO APPLE faz parte do time de influenciadores da plataforma SubmitHub, provavelmente o melhor lugar para garantir escuta, feedback e atenção da maioria dos curadores online de música. Lá, podemos descobrir uma série de novos artistas e músicas enviadas pelos próprios. Nessa curadoria, selecionamos nomes que nos chamam a atenção e merecem um reconhecimento pelo trabalho enviado. Esta é a seção DSCVR ON.
• Laura Wolf – “Calligraphy and Calculations”
A violoncelista e cantora Laura Wolf desconstrói gêneros musicais e os costura novamente, resultando em arranjos característicos de sua estética chamber pop excêntrica. A artista lança Shelf Life, álbum que captura a sua evolução de musicista clássica de longa data para produtora eletrônica, no dia 02 de junho via Whatever’s Clever, e compartilha o single “Calligraphy and Calculations”.
A canção é uma faixa que começou a ganhar forma com o sample de um riff de clarinete enviado à Wolf por um amigo, enquanto ela lamentava a perda de sua avó.
“Fiquei encantada com a página da Wikipedia de Kane Tanaka, a pessoa mais velha viva (na época), que listou seus passatempos favoritos como ‘caligrafia e cálculos'”, revela a artista.
A partir daí, ela concebeu um universo sintetizado de violoncelo, clarinete e samples vocais, bem como um mundo abrangente e orientado por batidas para contemplar tanto os momentos mundanos da vida quanto os hábitos que mantêm as paixões ardentes.
• Cosmic Crooner – “Goodbye Hollywood”
O cantor e compositor holandês Cosmic Crooner divulga o disco de estreia, intitulado The Perks of Being a Hypocrite, com o sonhador e melódico single “Goodbye Hollywood”. Com poemas orquestrais e a energia do rock ‘n’ roll, suas canções são inspiradas em clássicos do cinema, músicas dos anos 60 e 70 e artistas como John Lennon, Father John Misty e Elton John.
• Alta Falls – “Tried To Forget About”
O duo australiano de eletropop Alta Falls apresenta o single “Tried To Forget About”. A canção é um número que soa como um sucesso dos anos 80, envolvido por sintetizadores vintage, batidas dançantes e harmonias suaves, detalhando a história de um amigo de infância que perdeu o contato.
• Animals on TV – “MTV 2095”
Os texanos do Animals on TV buscam misturar diferentes épocas do rock, inspirando-se em The Strokes, The Clash e The Rolling Stones para construir a própria identidade. “MTV 2095”, single extraído do EP Spring Break 2095 e com referência à faixa “Yours Truly 2095” do Electric Light Orchestra, brinca com o fato de imaginar o futuro usando referências do passado, mencionando sereias gregas, a jornada arquetípica de deixar o lar, a prática ultrapassada de escrever cartas e a referência de “digital Japan” como um destino exótico do futuro.
• Sofi Gev – “Softspoken Eyes”
Sofi Gev é o projeto solo da cantora, compositora norte-americana Hannah Lovelady. Influenciada por noems como Maggie Rogers, Coeur De Pirate, Regina Spektor e Bat for Lashes, sua sonoridade é introspectiva, com letras excêntricas e vocais delicados, sobre uma mistura sonhadora de indie pop, música eletrônica e indie folk. No single “Softspoken Eyes”, canta sobre se encantar por outra pessoa e ansiar por uma conexão mais profunda, mesmo quando seu intenso interesse apenas a afasta, tornando-a ainda mais atraente.
• Birds are better – “Super Highway”
O projeto Birds are better, do cantor e compositor norueguês Stian Fjelldal, retorna com o single “Super Highway”, sucessor de “Oblivion, Bliss” e “Marigold”. A canção, a terceira faixa promocional do disco de estreia aguardado para maio, combina elementos de power pop, synthpop, folk tradicional e indie para cantar sobre voltar para casa, seja como um fim ou como um novo começo.
• Lo Artiz – “get by”
Lo Artiz retorna com a faixa bilíngue “get by”. Com produção de DWEST e com uma atmosfera que lembra as composições de Kali Uchis e SZA, a canção é uma balada que combina soul, R&B e hip hop, direciona para garotas tristes que conseguem encontrar sensualidade e liberdade no processo de transformar sua dor em empoderamento.
• Black Hat – “Leave Us” / “Favorite Place”
A banda de rock psicodélico Black Hat inicia os trabalhos com o lançamento do single “Leave Us” e o b-side “Favorite Place”. Sua sonoridade proporciona uma experiência evocativa e cinematográfica que não se limita às características da psicodelia. Eles canalizam elementos de filmes de faroeste, medo do apocalipse e expressão transcendental, criando um universo fantasioso e melancólico. São vocais arrepiantes, guitarras reverberadas e sintetizadores hipnóticos que constroem melodias e batidas contagiantes.
• SMOTRITvLES – “I Only Wonder”
O duo russo SMOTRITvLES compartilha o adorável single “I Only Wonder”. A canção, descrita pelos artistas como “leve e sombria, fácil e triste, otimista e desesperançosa”, mistura instrumentos acústicos e elétricos, passeando por gêneros como o indie folk e dream pop. Com uma presença etérea, doce e melancólica, a música deseja voltar a um momento do relacionamento em que as coisas não eram tão conturbadas.
• Youri Lentjes – “These Sorrows”
O cantor e compositor holandês Youri Lentjes prepara-se para o lançamento do terceiro álbum de originais, o sucessor de Ex Messiah, e compartilha o single “These Sorrows”. A balada, uma colaboração com Fred van der Haar (ex-integrante da banda After Image) e responsável pela letra criada após um colega de banda morrer, aborda temas como nostalgia e perda. Acompanhada de uma batida programada, um piano emotivo e os vocais ternos de Lentjes, “These Sorrows” encontra beleza em meios às lágrimas.