Kasabian aborda os perigos da inteligência artificial no single “Algorithms”

Kasabian / Divulgação

O Kasabian retorna com o single “Algorithms”, o primeiro lançamento desde o álbum The Alchemist’s Euphoria do ano passado.

A faixa, produzida por Sergio Pizzorno e Mark Ralph (Years & Years, Hot Chip), começa com uma guitarra serena e cordas adicionais nos trilhos do pop, apresentando um refrão envolvente característico da banda, que aborda o perigoso avanço da inteligência artificial em versos como: “algoritmos assumindo o controle / os robôs assumindo o controle acreditando que têm uma alma / eles nunca sentirão amor assim”.

Pizzorno comentou sobre a canção:

“”Algorithms” é uma música que explora a ideia de que robôs não podem experimentar emoção e viver o momento, ao contrário dos humanos, e essa é a beleza que nos separa… por enquanto”.

Além disso, o lançamento é acompanhado de um lyric video dos designers digitais Uncanny, de Elliott Elder e George Muncey. A dupla contou com a participação de Ewan Leslie no projeto, que ajudou a dar vida à sua visão.

Eles explicaram sobre os visuais:

“A faixa distingue a diferença entre o pensamento/emoção humano e da máquina, então empregamos um processo de design que faz questão de técnicas físicas e digitais sempre que possível. Compondo a arte, preparando o vídeo na tela e, em seguida, escaneando fisicamente a arte e refilmando a animação com marcações desenhadas à mão sobrepostas”.