Yusuf / Cat Stevens prega amor e união por meio de narrativa lúdica no álbum ‘King of a Land’

Divulgação / Aminah Yusuf

Yusuf / Cat Stevens lança seu décimo sétimo álbum de estúdio, intitulado King of a Land, após mais de 10 anos de produção. O disco é fruto de mais de uma década de trabalho e apresenta 12 novas músicas repletas de surpresas extraordinárias. Única e envolvente, a nova música, palavras e melodias de Yusuf pintam uma imagem vívida de um mundo onde os sonhos infantis estão ao alcance. Sua narração poética convida o ouvinte a embarcar em uma jornada em direção aos portões de um universo alternativo ao que habitamos atualmente, onde finais felizes realmente acontecem.

A habilidade de Yusuf em traduzir sua vibrante imaginação em forma musical é fundamental para o sucesso duradouro de sua carreira. O álbum traz ilustrações de Peter Reynolds, premiado ilustrador infantil e colaborador de Yusuf no livro infantil ‘Peace Train’ lançado em 2021, que retratam os temas líricos das músicas e estão presentes no livreto do disco.

“Olhando minha jornada na música, desde os anos 60, sinto que este novo trabalho é como um mosaico. E no fim mostra, claramente, onde eu estive e quem eu sou hoje. A maioria das canções começou comigo a tocar e a gravar tudo em casa, na garagem – é o mais próximo que se pode chegar de estar dentro da minha cabeça”, reflete Yusuf, que traz faixas delicadas, mas também surpreende com “Pagan Run” e seu poderoso riff de guitarra inspirado no hard rock.

Antecipado pelos singles “Take the World Apart”, “King of a Land” (acompanhada de um manifesto endereçado ao Rei Charles III, visto através das sensibilidades muçulmanas) e a sarcástica faixa de protesto “All Nights, All Days”. O álbum foi gravado em diferentes e icônicos estúdios europeus, como o Hansa Studios, em Berlim (lar da trilogia berlinense de David Bowie e de Achtung Baby, do U2), e o Friar Park, estúdio pessoal de George Harrison.

“Foi uma honra ser um dos primeiros artistas de fora a estar naquela sala de estúdio para mixar o álbum. George Harrison é uma influência pra mim na música e na espiritualidade. Se você ouve o disco, você vai sentir o espírito de George”, completa ele.