Sufjan Stevens anuncia o álbum Javelin para o dia 06 de outubro via Asthmatic Kitty. Este trabalho marca o seu primeiro álbum solo tradicional desde The Ascension de 2020 e, de acordo com um comunicado de imprensa, é também seu primeiro disco verdadeiramente dedicado à composição e interpretação desde Carrie & Lowell. Como prévia, ele compartilha o primeiro single intitulado “So You Are Tired”.
O álbum foi em grande parte gravado por Stevens, mas inclui contribuições de Bryce Dessner, da banda The National, e das vocalistas Adrienne Maree Brown, Hannah Cohen, Mina Tindle, Megan Lui e Nedelle Torrisi. O projeto, composto por 10 faixas, apresenta inclusive uma versão da música “There’s a World” de Neil Young, presente no icônico álbum Harvest de 1972. Além disso, a versão física do álbum incluirá um livro de 48 páginas com arte criada por Stevens, bem como 10 ensaios breves que oferecem insights sobre as músicas.
O primeiro single do álbum, “So You Are Tired”, marca um retorno significativo à instrumentação acústica e mais simplificada, remetendo ao estilo presente em Carrie & Lowell. . Isso contrasta com suas obras eletrônicas mais recentes, como The Ascension, e seu projeto ambiente composto por cinco volumes intitulado Convocations. A música começa com uma balada de piano e incorpora violões acústicos, apresentando uma instrumentação suave e várias vozes que se entrelaçam como um coro, ressaltando a habilidade lírica tocante do artista. A letra sugere uma sensação de término em um relacionamento, com Sufjan cantando versos como: “será que tudo não passou de uma piada? (…) então descanse sua cabeça / voltando tudo aquilo / que tivemos em nossa vida / enquanto eu volto para a morte”.
Capa e repertório de Javelin:
01. “Goodbye Evergreen”
02. “A Running Start”
03. “Will Anybody Ever Love Me?”
04. “Everything That Rises”
05. “Genuflecting Ghost”
06. “My Red Little Fox”
07. “So You Are Tired”
08. “Javelin (To Have and to Hold)”
09. “Shit Talk”
10. “There’s a World”