Corinne Bailey Rae lança a balada “Peach Velvet Sky” do álbum ‘Black Rainbows’

Corinne Bailey Rae / Koto Bolofo

A cantora e compositora Corinne Bailey Rae apresenta o single “Peach Velvet Sky”, que sucede o punk rock “New York Transit Queen”, acompanhado por um videoclipe dirigido por Gregory Berg. A faixa faz parte do álbum Black Rainbows, seu primeiro trabalho com material inédito em sete anos, com lançamento agendado para 15 de setembro pela gravadora Thirty Tigers.

Black Rainbows explora a feminilidade negra, o trabalho de feitiçaria, o espaço interno/externo, o colapso temporal e a ancestralidade, bem como a ausência da infância negra, usando a música como meio de transcendência. Musicalmente, o álbum é uma mistura de vários gêneros, incluindo o som progressivo de R&B e neo soul, além de incorporar elementos de rock, jazz e eletrônica.

A balada transcendente “Peach Velvet Sky”, coproduzida com S.J. Brown, é inspirada na história real da escritora afro-americana Harriet Ann Jacobs, que fugiu da escravidão e conseguiu sua liberdade, conforme narrado em sua autobiografia ‘Incidentes na Vida de uma Menina Escrava’ (1861). Bailey Rae leu originalmente a história de Jacobs quando era criança, e ao redescobri-la, sentiu-se empoderada.

“Ler na The Johnson Publishing Library reacendeu meu interesse na vida de Harriet Jacobs. Eu tinha lido sua autobiografia, ‘Incidentes na Vida de uma Menina Escrava’, quando era adolescente. Uma tia da América havia me enviado uma cópia de ‘Six African American Narratives’, e eu fui direto para ‘Incidentes’, pois era o único escrito por uma mulher. Relendo o trabalho como adulta e mãe, fui ainda mais profundamente afetada pela força mental e coragem de Harriet Jacob, bem como chocada novamente pelas injustiças e crueldades de sua situação”, observa Corinne.

O videoclipe apresenta a dançarina e coreógrafa britânica Mayowa Ogunnaike, bem como Bailey Rae. Sobre o vídeo, ela diz:

“Vi Mayowa pela primeira vez nos ensaios de ‘Seeds, Dreams, Constellations’, a peça de dança contemporânea que co-criei com Sharon Watson MBE, em Leeds, na primavera de 2023. Sharon e Mayowa começaram a desenvolver a coreografia para “Peach Velvet Sky” e me chamaram para ver o que estava acontecendo. Fiquei sem palavras quando vi Mayowa dançar. A graça, a expressão, a intensidade do assunto com a fluidez do movimento. Sharon e Mayowa haviam colocado em linguagem que evocava poeticamente a história de Harriet Jacob, sua abertura para visualizar o mundo, a compressão que eventualmente a levou à fuga, a tensão mental, a resistência física e temporal. Quando vi Mayowa dançar essa peça, soube que tínhamos que filmá-la para trazer essa história às pessoas”.

Capa e repertório de Black Rainbows:

01. “A Spell, A Prayer”
02. “Black Rainbows”
03. “Erasure”
04. “Earthlings”
05. “Red Horse”
06. “New York Transit Queen”
07. “He Will Follow You With His Eyes”
08. “Put It Down”
09. “Peach Velvet Sky”
10. “Before The Throne Of The Invisible God”