A cantora e produtora Sofia Kourtesis anuncia seu álbum de estreia, Madres, que será lançado em 27 de outubro pela Ninja Tune. O álbum já apresenta singles como “Si Te Portas Bonito” e “Estación Esperanza” e é dedicado à sua mãe e ao neurocirurgião alemão mundialmente renomado Peter Vajkoczy. A história por trás da participação de Vajkoczy no álbum é marcada por determinação, milagres e amor incondicional, representando a esperança.
Kourtesis rapidamente ganhou reconhecimento na cena eletrônica e musical, com EPs e singles elogiados, além de apresentações marcantes em festivais. Durante esse período, ela também enfrentou a doença de sua mãe e desafiou as probabilidades para garantir o sucesso da cirurgia com Vajkoczy. Com a recuperação de sua mãe, o álbum Madres reflete a alegria e a esperança, celebrando a vida cotidiana e abordando questões de igualdade de gênero, proteção de pessoas LGBTQ+ e acesso a abortos seguros no Peru, temas que são importantes para a artista. Ela compartilha sua própria experiência de ter deixado o Peru devido à rejeição e à conversão forçada devido à sua sexualidade, esperando que sua música e palavras ressoem com outros que enfrentam situações semelhantes.
Para promover o disco, a artista apresenta o single “Vajkoczy”. A faixa, que começa com um piano sombrio e batidas pulsantes luminosas que contrastam com os sintetizadores hipnóticos e versos introspectivos como “meu muso, meu herói, o mundo deveria ter mais Vajkoczy”, é dedicada ao neurocirurgião que ajudou a prolongar a vida da mãe de Sofia. A música é coproduzida por David Krasemann.
Capa e repertório de Madres:
01. “Madres”
02. “Si Te Portas Bonito”
03. “Vajkoczy”
04. “How Music Makes You Feel Better”
05. “Habla con Ella”
06. “Funkhaus”
07. “Moving Houses”
08. “Estación Esperanza”
09. “Cecilia”
10. “El Carmen”