Björk e ROSALÍA revelam prévia de música para combater a piscicultura na Islândia

Divulgação

As artistas Björk e ROSALÍA colaboram em uma música com o objetivo de apoiar a luta contra a piscicultura na Islândia. A canção, ainda sem nome, será lançada neste mês de outubro, e as vendas serão doadas para auxiliar nas despesas legais dos residentes de Seyðisfjörður, que protestam contra os impactos devastadores da indústria de piscicultura na vida selvagem da região.

Em comunicado, Björk escreve:

“Estou oferecendo uma música que eu e ROSALÍA cantamos juntas. Os lucros irão ajudar na luta contra a piscicultura na Islândia. Vai sair em outubro. Pessoas no fiorde Seyðisfjörður se levantaram e protestaram contra a criação de peixes começando ali. Gostaríamos de doar as vendas da música para ajudar com os honorários advocatícios e espero que possa ser um caso exemplar para outros.

A Islândia tem a maior natureza intocada da Europa e ainda hoje tem ovelhas vagando livremente pelas montanhas no verão. Seus peixes nadaram livres em nossos lagos, rios e fiordes. Então, quando os empresários islandeses e noruegueses começaram a comprar explorações piscícolas na maioria dos nossos fiordes, foi um grande choque e se tornou o tema principal deste verão, não compreendemos como conseguiram fazer isto durante uma década quase sem regulamentação que os impedisse.

Isto já teve um efeito devastador sobre a vida selvagem e os peixes de criação estão a sofrer condições de saúde horríveis e, como muitos deles escaparam, começaram a alterar para pior o DNA do salmão islandês. E pode eventualmente levar à sua extinção.

Ainda há uma chance de salvar o último salmão selvagem do norte. Nosso grupo gostaria de desafiar esses empresários a retirarem suas fazendas. Gostaríamos também de ajudar a inventar e estabelecer regulamentos rigorosos no sistema jurídico da Islândia para proteger a natureza. A maioria da nação já concorda conosco portanto, este protesto visa colocar a vontade do povo nos nossos sistemas de regras”.