Após quatro décadas, Beatles lança a última música “Now and Then”

The Beatles / Facebook

Os Beatles retornam com o que está sendo descrito como sua última música juntos, intitulada “Now and Then”. A canção completa uma série de músicas escritas por Lennon e entregues em formato de demo a Paul McCartney em 1994 por Yoko Ono, com a inscrição ‘Para Paul’ na fita.

McCartney e os Beatles remanescentes criaram duas novas músicas a partir das gravações, “Free As a Bird” e “Real Love”, sendo que ambas foram sucesso no Reino Unido, com “Free As a Bird” atingindo o segundo lugar em dezembro de 1995 e “Real Love” atingindo o quarto lugar em março de 1996.

A banda teve dificuldades para finalizar uma música a partir da demo de “Now and Then” e acabou desistindo. Agora, com a ajuda da tecnologia de IA, que isolou melhor o vocal de John Lennon na demo, a música finalmente foi concluída. McCartney e Ringo Starr gravaram novas partes para a música, enquanto o falecido George Harrison contribuiu com partes de guitarra da sessão de 1995 que haviam sido arquivadas.

McCartney explicou as dificuldades enfrentadas pela banda em 1995: “Na demo de John, o piano estava um pouco difícil de ouvir. E naquela época, é claro, não tínhamos a tecnologia para separá-lo… acabamos meio sem fôlego e tempo. “Now and Then” apenas ficou guardada em um armário”.

Um curta-metragem, escrito e dirigido por Oliver Murray, acompanha o lançamento de “Now And Then”:

Peter Jackson dirigiu o videoclipe e comenta:

“Quando a Apple me pediu para fazer o videoclipe, fiquei muito relutante – pensei que meus próximos meses seriam muito mais divertidos se essa tarefa complicada fosse problema de outra pessoa, e eu poderia ser como qualquer outro fã dos Beatles, aproveitando a noite – a expectativa antes do Natal quando o lançamento de uma nova música e videoclipe dos Beatles se aproximava – em 1995, adorei a excitação infantil que senti quando o lançamento de “Free As A Bird” se aproximava”.