Björk e ROSALÍA lançam “Oral”, single beneficente na luta contra a piscicultura na Islândia

Reprodução

A islandesa Björk e a espanhola ROSALÍA apresentam o single “Oral”, uma parceria beneficente para combater a piscicultura na Islândia.

Em março deste ano, Björk recuperou a música ao deparar-se com a palavra em um letreiro de notícias da CNN durante uma turnê na Austrália. No mesmo mês, um relatório destacou o impacto devastador das operações mal regulamentadas de criação comercial de salmão, de propriedade norueguesa, nos ecossistemas nativos da Islândia. As fazendas de salmão, que abrigam peixes geneticamente diferentes dos salmões islandeses e estão localizadas próximas aos fiordes da Islândia, representam uma séria ameaça ambiental. Os fiordes são tesouros naturais valiosos do país, abrigando uma grande variedade de flora e fauna que sustentam um ecossistema marinho maior, incluindo baleias, pássaros, raposas e focas. Björk sentiu uma conexão imediata com essa causa e ficou ainda mais preocupada quando, em setembro, uma empresa descobriu que 3.500 peixes haviam escapado de suas redes e adentrado os fiordes.

Björk revela que “Oral” não tem nada a ver com a piscicultura, mas sim com aquele momento em que você conhece alguém e não tem certeza se é amizade ou algo mais. Ela descreve esse momento como um despertar da sensualidade e da consciência dos lábios, razão pela qual a música recebeu esse título. A canção é lúdica e não dolorosa, e a artista gosta do fato de ser uma música alegre, embora não tenha sido escrita com salmões em mente.

A faixa, coproduzida por Sega Bodega (Caroline Polachek, Shygirl) e inspirada pelo dancehall, foi escrita há duas décadas, entre os álbuns Homogeneic de 1997 e Vespertine de 2001, mas que a islandesa sentiu que não se encaixava em nenhum álbum na época.

O videoclipe, em que as duas artistas travam uma batalha entre si, é dirigido por Carlota Guerrero.

A música terá seus lucros destinados a apoiar um processo legal contra a indústria pesqueira, iniciado por moradores da cidade de Seyðisfjörður, no lado leste da Islândia. Björk está determinada a não permitir que a vida selvagem da Islândia desapareça devido às demandas da indústria, e ela espera que “Oral” sirva como um exemplo na causa ambiental.