Beth Gibbons, do Portishead, anuncia álbum solo e lança o single “Floating on a Moment”

Beth Gibbons / Divulgação

Beth Gibbons, a vocalista por trás dos pioneiros do trip hop Portishead, assinou um contrato com a Domino Records em 2013, mas seu projeto solo nunca se concretizou. Agora, depois de anos, a artista anuncia o álbum Lives Outgrown para o dia 17 de maio. Gibbons coproduziu o álbum com James Ford (Arctic Monkeys, Depeche Mode), com produção adicional do baterista do Talk Talk, Lee Harris.

Em um comunicado à imprensa, a artista aborda os temas do disco, como maternidade, ansiedade, menopausa e mortalidade.

“Percebi como era a vida sem esperança. E essa foi uma tristeza que eu nunca senti. Antes, eu tinha a capacidade de mudar meu futuro, mas quando você está contra seu corpo, você não pode obrigá-lo a fazer algo que ele não quer. As pessoas começaram a morrer. Quando você é jovem, você nunca sabe o final, você não sabe como isso vai acabar. Você pensa: vamos superar isso. Vai melhorar. Alguns finais são difíceis de digerir. Agora que saí do outro lado, só acho que você tem que ser corajoso”, diz Beth.

“Floating On A Moment”, o primeiro single de Lives Outgrown, traz elementos de folk barroco e a estética melancólica do Portishead em uma guitarra delicada e pontuada, percussão rangente e um coral infantil. Enquanto a bela voz sombria de Gibbons ressalta a importância de viver plenamente o momento presente, apesar das incertezas do futuro, na pele de “uma passageira em uma jornada não ordinária”, como canta.

O videoclipe é dirigido pelo artista multimídia e diretor Tony Oursler, responsável pelo vídeo “Where Are We Now?” de David Bowie.Ele apresenta cenas de natureza, destruição e Gibbons, tudo em uma estética futurista e caleidoscópica.

Capa e repertório de Lives Outgrown:

01. “Tell Me Who You Are Today”
02. “Floating On A Moment”
03. “Burden Of Life”
04. “Lost Changes”
05. “Rewind”
06. “Reaching Out”
07. “Oceans”
08. “For Sale”
09. “Beyond The Sun”
10. “Whispering Love”