A cantora e compositora Cassandra Jenkins apresenta o single “Petco”, sucessor de “Only One” e “Delphinium Blue”, como parte da promoção do álbum My Light, My Destroyer, com lançamento previsto para 12 de julho via Dead Oceans.
A faixa, coproduzida por Andrew Lappin e Katie Von Schleicher, é uma balada com uma atmosfera alt rock dos anos 90, enquanto o vocal sussurrado de Jenkins canta sobre buscar conexão e não encontrar completamente ao vagar por uma loja de bichos para sentir-se menos solitária. “Eu vagueio pela loja de animais / perguntando: “Qual é a minha verdadeira natureza?” / posso cuidar de alguma coisa? / ou alguém que estou de olho? / não quero te levar para casa / só porque estou tentando / estar menos sozinha”, canta.
Em comunicado sobre a música, a artista disse:
“”Petco” é sobre procurar conexão e ficar um pouco aquém. Escrever a partir de um lugar claramente angustiado e existencial me permitiu ser mais divertida com a composição. Eu precisava de um espaço para explorar o cérebro do lagarto e, no fundo, a música deriva da crença sincera de que estamos programados, no nível instintivo mais básico, para amar e ser amados. Eu queria capturar a sensação de mal-estar estranho inerente a um lugar que coloca uma etiqueta de preço na natureza – ao mesmo tempo que nos concede acesso ao mundo natural e ao mesmo tempo nos distancia dele, tudo com a promessa de companheirismo. Volto às mesmas ideias repetidamente em minhas músicas, e “Petco” lança uma nova lente sobre um pensamento familiar: quanto mais nos distanciamos do mundo natural, mais difícil é encontrar o caminho de volta. É fácil imaginar se fomos longe demais e, apesar da minha ansiedade, não consigo deixar de ver a humanidade em tudo isso”.
O videoclipe, dirigido pela própria artista, se passa em três locais diferentes: um apartamento em Nova Iorque com janela para o mundo exterior, uma loja de animais e, por último, a pista de dança.