Ela Minus transmite uma mensagem libertadora e sem medo no single “COMBAT”

Ela Minus / Divulgação

A cantora e produtora colombiana Ela Minus retorna com o single “COMBAT”, a primeira novidade solo desde o álbum acts of rebellion, pelo selo Domino. Conhecida por criar seus próprios sintetizadores e por trabalhar com máquinas analógicas no meio eletrônico, “COMBAT” traz um quarteto de instrumentos de sopro, marcando a primeira vez que ela escreve e grava com instrumentos acústicos.

Com sintetizadores celestiais e instrumentos de sopro, “COMBAT” é uma sinfonia que evoca tanto o techno clássico quanto o revivalismo da new age. “Aves que nascem em gaiolas / não temos medo de nada”, a artista canta em espanhol no início, referindo-se a um provérbio popular sobre como aves nascidas em uma gaiola crescem e consideram voar uma doença. Mas, Minus inverte essa frase, declarando que, em sua opinião, esses pássaros são realmente destemidos. Sua voz suave transita por esses tons longos com graça, contrastando com a sonoridade arejada do instrumental e a agressividade de sua letra: “não pare até queimar tudo”.

Em comunicado, a artista explica:

“A base de “COMBAT” vem de uma performance gravada que fiz há alguns anos. Foi então que improvisei a progressão de acordes que se tornou a alma da música. Jesse Scheinin fez uma bela performance das madeiras que escrevi para ele. É sobre a intensidade de sentimentos e emoções que esperamos evocar. Você sai do outro lado da luta mais forte. Espero que a música fale por si”.

O videoclipe, no qual Minus abre literal e sonoramente seu coração, é dirigido por Losmose.