RAYE, que recentemente fez história ao ganhar seis prêmios BRIT por seu álbum My 21st Century Blues, retorna com o single “Genesis.”.
Em seu site, a artista escreve:
“Há uma citação de Nina Simone: “É dever do artista refletir os tempos”. Esta citação é tudo para mim e acredito que a melhor maneira de tentar fazer isso é através da minha arte e da minha música. Há tanta escuridão e dor neste mundo em que vivemos, e eu queria criar algo tão profundamente pessoal e tão cru quanto eu pudesse ser sobre minha própria mente e o mundo que vejo ao meu redor. A música é uma peça de 7 minutos que criei e examinei ao longo do último ano e meio, experimentando diferentes gêneros e expressões sonoras, por baixo de todas as camadas e letras, a mensagem subjacente é “Que haja luz”. É uma oração e um pedido de ajuda e eu realmente espero que esta música seja capaz de trazer um pouco de esperança, da mesma forma que esta música faz por mim, para aqueles que mais precisam”.
“Genesis” é um épico de sete minutos, dividido em três atos. Começa com uma atmosfera gospel e versos que refletem uma luta interna e uma busca desesperada por validação e sentido na vida, especialmente na era digital. Na segunda parte, com uma batida hip hop e pop contemporânea, RAYE expressa sua luta interna contra a depressão, ansiedade e baixa autoestima, enquanto busca desesperadamente por luz e esperança em meio à escuridão (“ela é uma pequena pecadora triste, no espelho / o diabo trabalha duro, como meu fígado”). E no desfecho, com uma atmosfera jazz e big band, a artista faz um apelo por iluminação, tanto literal quanto figurativamente, em várias áreas da vida, e oferece uma prece por conforto, paz e reconhecimento para aqueles que enfrentam dificuldades. “Querido Deus no céu / ouça meu choro”, ela implora.
O videoclipe é dirigido por Otis Dominique e RAYE.
NO EP de “Genesis.”, a artista coloca a versão integral da faixa e ela dividida em três partes.