O cantor e compositor sudanês-canadense Mustafa compartilha o single “Gaza is Calling”, acompanhado de um videoclipe dirigido por Hiam Abbas. A música, escrita em 2020, narra a história de uma das amizades de infância do artista, que foi afetada pela violência perpetrada contra a classe trabalhadora em todo o mundo e a situação específica dos palestinos. Toda a renda líquida de “Gaza is Calling” beneficiará o Palestinian Children’s Relief Fund.
Sobre a música, Mustafa compartilha:
“”Gaza is Calling” é sobre minha primeira experiência com a desilusão de uma amizade. Eu tinha 11 anos quando conheci um garoto de Gaza. Éramos inseparáveis. Com ele, compartilhei um dos amores mais profundos que já conheci. Ele cresceu ao meu lado em um conjunto habitacional em Toronto. E nem mesmo esse amor foi páreo para a violência que estávamos enfrentando; aquela em nossa nova casa, aquela que o seguiu de Gaza como um vento frio. No final, foi todo o derramamento de sangue entre nós que não nos permitiu ver um ao outro sem que as lágrimas aparecessem, e uma das últimas notas que ele me enviou foi sobre como continuaríamos em outra vida. O sample é a nostalgia árabe que compartilhamos, o árabe autotunado que eu canto é o equilíbrio que tentamos alcançar sendo garotos de impérios culturais em um pequeno bairro, e o Oud é o instrumento de nossas pátrias, Sudão e Palestina”.
O videoclipe destaca a modelo palestina Bella Hadid e o rapper MC Abdul, e foi concebido por Mustafa e Hadid em 2021. Embora a maior parte do vídeo tenha sido filmada em abril de 2023, ele também apresenta imagens capturadas em Jenin na semana passada, o que mais uma vez demonstra a atemporalidade e atualidade de sua mensagem.
Sobre o videoclipe, o artista diz:
“Entrei em contato com Bella em 2022 para falar sobre o curta-metragem “Gaza is Calling”. Escrevi uma história sobre a dor que o encontra em qualquer terra para onde você fuja. Nele, acompanhamos Bella Hadid e MC Abdul, de Gaza, em sua jornada através de suas queixas. Uma história paralela de Israa Ahmed e seu irmão mais novo se desenrola. Israa e seu irmão se envolvem com as ruínas e o perigo de um campo de refugiados na Palestina, enquanto Bella e Abdul se envolvem com memorabilia e culpa no mundo ocidental. A direção é de Hiam Abbas. Israa e seu irmão ainda estão nesse campo em Jenin, na Palestina, atualmente. A esperança é que isso sirva como um forte lembrete de que cada caminho é nosso, cada criança é nossa e cada guerra é nossa para responder e falar contra”.