A cantora, compositora, artista visual e escritora Laurie Anderson, ícone da contracultura e uma das pioneiras da música eletrônica, lança o álbum Amelia, uma obra conceitual sobre o trágico último voo da pioneira da aviação Amelia Earhart, no dia 30 de agosto via Nonesuch. No registro, Anderson é acompanhada pela orquestra tcheca Filharmonie Brno, regida por Dennis Russell Davies, e pelos músicos ANOHNI, Gabriel Cabezas, Rob Moose, Ryan Kelly, Martha Mooke, Marc Ribot, Tony Scherr, Nadia Sirota e Kenny Wollesen.
“As palavras usadas em ‘Amelia’ são inspiradas em seus diários de piloto, nos telegramas que ela escreveu para o marido e na minha ideia do que uma mulher voando ao redor do mundo pode pensar”, disse Anderson em um comunicado.
A faixa “India And On Down To Australia”, na qual Laurie Anderson descreve uma jornada de avião de Amelia Earhart que começa em Karachi, conta com os vocais de apoio de ANOHNI, uma orquestração luxuosa e sutis elementos eletrônicos.
“O ritmo era de uma música inédita chamada “Rumba Club” que eu sempre quis usar como algo. Foi gravado em tempos de pandemia. E então a orquestra gravou a parte deles, e então tive que colocar a parte eletrônica e a voz nela. E pensei: ‘Preciso tornar a história um pouco maior, então vou encontrar uma ponte entre a viola eletrônica que estou tocando e a orquestra, então isso se tornou percussão de Kenny Wollesen, baixo de Tony Scherr , viola de Martha Mook – um pequeno trio de cordas organizado por Rob Moose, com Nadia Sirota tocando também. E então Marc Ribot fazendo algumas partes groove e, claro, ANOHNI. Então se tornou uma grande coisa orquestral romântica”, diz Anderson sobre a faixa.