Quem é CAJU? Nome que estampa a capa do segundo álbum solo de Liniker, CAJU é também o alter ego que a cantora e compositora paulista apresenta ao público aos 29 anos. Foi através da perspectiva (e da personalidade) dessa personagem que a artista criou as 14 faixas que compõem o seu registro.
O disco CAJU traz relatos extremamente pessoais, apoiados em uma surpreendente mistura de estilos que vai do pop, samba, jazz e house ao pagode, arrocha, disco e reggae. O trabalho conta com a participação especial de Lulu Santos, BaianaSystem, ANAVITÓRIA, Pabllo Vittar, Priscila Senna e mais convidados.
“Por muito tempo, eu me vi no vórtice de ‘preciso provar quem eu sou’, ‘preciso ser validada’… ‘CAJU’ nasce dessa força de querer me enxergar com mais carinho. Com quase 10 anos de carreira, entendi que tenho de ser dona da minha narrativa”. ‘Indigo Borboleta Anil’ me colocou em pé. Agora, ‘CAJU’ vai me fazer correr, me dar movimento. Fico muito feliz em poder falar, pela primeira vez, que me sinto muito segura. Eu vou adorar se as pessoas amarem esse disco, mas eu já amo. Eu fiz o álbum dos meus sonhos”, explica Liniker.
A produção musical de CAJU é assinada por Liniker, Fejuca e Gustavo Ruiz, a mesma equipe responsável pelo álbum de estreia solo da cantora, Indigo Borboleta Anil, que rendeu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira.
“Escolhemos olhar para este projeto pensando na riqueza dos arranjos. Por mais que seja um álbum pop e mais comercial, mas ainda assim de uma artista independente que não está dentro de uma gravadora, ele tem a música como eixo central. ‘CAJU’ tem uma textura de encontros e desejos de lugares específicos em que eu quero chegar. Me permiti viver coisas que eu nunca tive aval, tanto do outro, quanto de mim. Sinto que eu precisei ter maturidade para poder construir essa obra”, afirma.
Criado por inteligência artificial, o áudio em japonês de uma comissária de bordo dá início à jornada da protagonista na faixa que leva o nome do disco e tem coprodução de Iuri Rio Branco. “VELUDO MARROM”, por sua vez, começa de forma intimista e cresce grandiosa, com a participação de um coral e de quarenta pessoas da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica. O solo de piano de Amaro Freitas, que logo se encontra com a voz potente de Liniker, em um canto quase falado, no estilo das trilhas sonoras dos filmes da Disney, marca o início de “AO TEU LADO”, com a participação do duo ANAVITÓRIA.
O barulho de um trem interrompe a cantora em “ME AJUDE A SALVAR OS DOMINGOS” e destaca o tema de movimento que permeia o trabalho. Com uma pegada reggae e uma batida bem marcada pela percussão, a faixa tem quase quatro minutos totalmente instrumentais, interrompidos bruscamente pelo fim da fita. Sim, CAJU foi gravado de forma analógica. “O processo de gravar o disco na fita cria uma textura muito especial. Se você prestar atenção, dá para ouvir o chiado dela rodando”, detalha Liniker. A levada percussiva segue firme em “NEGONA DOS OLHOS TERRÍVEIS”, com o BaianaSystem, e é um convite para movimentar o corpo.
Depois de uma série de canções longas, “MAYONGA” surge como um chorinho curto, que encanta pela sua simplicidade. “O que eu sinto não costuma caber em uma música de três minutos. Tem coisas que eu preciso dizer com mais tempo. Tenho a necessidade de repetir alguns versos para deixar bem clara a mensagem que eu quero passar”, explica.
O som modulado de um talk box reforça a sensualidade na combinação de vozes em “PAPO DE EDREDOM”, com participação da soteropolitana Melly. “Não é coragem que precisa para estar do meu lado / todo mundo merece amor, até uma popstar”, diz Liniker na letra de “POPSTAR”. A faixa transmite uma mensagem poderosa sobre valorização pessoal. Em seguida vem “FEBRE”. Escrita por Liniker e lançada originalmente por Thiaguinho em um dueto ao vivo com a artista, a canção ganha uma versão de estúdio exclusivamente com a voz de sua autora.
“POTE DE OURO”, com a pernambucana Priscila Senna e coproduzida por Marcio Arantes, é um brega que faz dançar e gruda na memória. “DEIXA ESTAR” começa com a característica guitarra swingada de Lulu Santos, que também colabora nos vocais. E se já não bastasse, Pabllo Vittar surge no último minuto da canção. “SO SPECIAL”, uma coprodução e parceria com o duo Tropkillaz, é a única música em inglês e fecha o álbum como uma balada. “Um house dos bons, bem de pista”, define. Em “TAKE YOUR TIME E RELAXE”, a faixa bônus, a cantora interpreta a carta disponível no fim deste texto. “TUDO”, divulgada em julho, completa o disco.
“Eu sinto que ‘CAJU’ é uma fotografia do meu momento agora. Hoje, eu tenho essa história para dividir publicamente. Daqui 30 anos, quando eu estiver com, talvez, mais 10 álbuns, vou lembrar dos meus 29 anos quando ouvir este disco”, resume Liniker.