A cantora e produtora irlandesa Orla Gartland lança o single “Late To The Party”, sucessor de “The Hit” e “Mine”, como parte da promoção do segundo disco de estúdio, intitulado Everybody Needs a Hero, com lançamento previsto para o dia 04 de outubro via New Friends Music.
“Late To The Party”, uma parceria com o músico britânico Declan McKenna, explora o dance punk com influências de Talking Heads e St. Vincent, apresentando uma série de mudanças de ritmo e guitarras marcantes. A música reflete os sentimentos de insegurança e desconforto de alguém que entrou em um relacionamento onde os traumas e as experiências passadas do parceiro ainda têm impacto. Gartland explica que enviou a música para Declan, que contribuiu com várias partes de guitarra e ajudou a escrever uma nova ponte para que ele cantasse algo que soasse autêntico.
“”Late To The Party” é uma grande e velha canção malcriada sobre ressentir-se da bagagem que você herda quando ama alguém e ansiar por uma época em que éramos todos uma lousa em branco. Eu queria uma música no disco que mudasse muito de ritmo, algo divertido e alto, algo indulgente. Primeiro escrevi “Late To The Party” em algumas sessões solo no meu estúdio, murmurando as letras enquanto tocava bateria. Alguns meses depois, enviei a música para Declan – para mim, ele é um dos grandes absolutos, um artista e escritor verdadeiramente atemporal. Trabalhamos na música remotamente no início, enviando hastes de um lado para o outro e depois pulamos no estúdio por um dia para desmontar a música e montar tudo de novo. As partes e a energia de Dec adicionaram muito à faixa para mim e, depois de meses revisitando-a, “Late To The Party” estava subitamente completa”, diz Orla
O videoclipe, dirigido pelo coletivo Clump, mostra Gartland desempenhando o papel de cupido no escritório onde trabalha, enquanto McKenna assume as funções na copiadora.