A artista e produtora sueca Thea Gustafsson (a.k.a. Becky and the Birds) anuncia seu álbum Only music makes me cry now para o dia 15 de novembro via 4AD. O disco começou a ser desenvolvido em 2021, com influências de colaborações passadas com artistas como Dijon, Seinabo Sey e Låpsley, além de inspirações em filmes como ‘Namorados para Sempre’ e ‘Aftersun’ e no livro ‘Um Novo Mundo’ de Eckhart Tolle’. Gustafsson descreve o álbum como uma jornada emocional que a ajudou a processar uma ruptura que mudou sua vida.
As músicas que Thea criou durante esse período, que mais tarde se tornaram o álbum, permitem que os ouvintes a acompanhem em seu intenso processo de cura. O disco apresenta letras exploratórias, desesperadas, apaixonadas e vulneráveis, apoiadas por uma coleção variada de samples de áudio do seu cotidiano, como demos antigas, gravações de telefone e sons urbanos naturais.
Juntamente com o anúncio, ela compartilha o single “I made my baby cry”, sucessor de “When she holds me”, acompanhado de um vídeo criado por ela mesma. A música, escrita após um término de relacionamento e inspirada na profundidade emocional crua das primeiras produções de Bon Iver, expressa a dor de ver a outra pessoa sofrer. É uma comovente lamentação pós-término que mistura teclados delicados, cordas emocionantes e um coro de vocais em camadas e manipulados pela artista.
Sobre a música, Gustafsson comenta:
“Eu escrevi essa música depois de um rompimento. Para mim o pior é o rompimento, ver os outros morrerem por dentro, saber que você causou aquela morte”.
Capa e repertório de Only music makes me cry now:
01. “Star”
02. “Anymore”
03. “To trust you”
04. “I look at the choices I made”
05. “I made my baby cry”
06. “When she holds me”
07. “London is not the same”
08. “Everything”
09. “Elsa 4-ever”
10. “Won’t do that”
11. “Celebrity / / Don’t leave”
12. “Only music makes me cry now”