Lady Gaga apresenta “Disease”, o primeiro single de seu sétimo álbum de estúdio, previsto para o início do próximo ano. A canção é seu primeiro trabalho solo desde “Hold My Hand” (2022), e chega um mês após o lançamento de Harlequin, o álbum inspirado em ‘Coringa: Delírio a Dois’.
“Disease”, produzida pela artista ao lado de Andrew Watt (The Rolling Stones, Iggy Pop) e Cirkut (Charli XCX, FKA twigs), é um pop macabro e sujo impulsionado por uma batida industrial intensa – que remete ao Nine Inch Nails e sua clássica “Closer” -, com uma linha de baixo enfática, sintetizadores sombrios e guitarras dinâmicas, que sustentam a performance raivosa e poderosa de Gaga em versos como: “se você fosse um pecador / eu poderia fazer você acreditar / deitá-lo como um, dois, três/ olhos revirados em êxtase / eu posso sentir o cheiro da sua doença / eu posso curá-lo / curar sua doença”.
No videoclipe, dirigido por Tanu Muino, Gaga confronta diferentes versões (e eras) de si mesma na tentativa de recuperar o controle de seus medos mais profundos, como revelou em uma publicação nas redes sociais.