David Longstreth anuncia o álbum Song of the Earth, previsto para lançamento em 04 de abril, pelas gravadoras Nonesuch/New Amsterdam Records nos EUA e Transgressive Records no restante do mundo. O trabalho foi realizado em parceria com membros de sua banda Dirty Projectors – Felicia Douglass, Maia Friedman, Olga Bell — e a orquestra de câmara berlinense s t a r g a z e. O álbum, um ciclo de canções para orquestra e vozes, também conta com colaborações de Phil Elverum (Mount Eerie), Steve Lacy, Patrick Shiroishi, Tim Bernardes, Ayoni, entre outros.
Longstreth escreveu o rascunho inicial de Song of the Earth em apenas seis semanas, atendendo a um convite da orquestra s t a r g a z e. Ele estava desorientado, mas ao mesmo tempo energizado pelo contexto em que vivia: o caos da pandemia, a paternidade e o desafio de compor para um grande conjunto. Nos três anos seguintes, ele se dedicou a revisar, reescrever, rearranjar e gravar a obra em estúdios e residências na Holanda, Los Angeles e Nova Iorque.
Embora inspirado por “Das Lied Von Der Erde”, do regente e compositor checo-austríaco Gustav Mahler, Longstreth afirma que Song of the Earth é distinto em termos sonoros, mas ainda assim permeado pelos temas e pelo espírito da obra de Mahler. Longstreth ressalta que o registro “não é uma ‘ópera sobre mudanças climáticas’,” mas busca algo além da tristeza: uma beleza marcada por danos, reconhecimento entremeado com esperança, ironia, humor e raiva.
“Uninhabitable Earth, Paragraph One”, uma adaptação musical do primeiro parágrafo do livro homônimo de David Wallace-Wells sobre as consequências do aquecimento global, apresenta um som sonhador com trombones, tubas, violinos, tímpanos, cravos, guitarra, baixo, percussão em blocos de madeiras e vocais harmônicos. Os versos. Os versos (“o aquecimento global lento é um conto de fadas tão pernicioso quanto aquele que diz que não está acontecendo”) abordam a crise climática e a absurda passividade diante dos desastres que nos cercam.
Capa e repertório de Song of the Earth:
01. “Summer Light”
02. “Gimme Bread”
03. “At Home “
04. “Circled in Purple”
05. “Our Green Garden”
06. “Walk the Edge” (com Anastasia Coope)
07. “Opposable Thumb”
08. “More Mania “
09. “Spiderweb at Water’s Edge” (com Patrick Shiroishi)
10. “Mallet Hocket”
11. “So Blue the Lake”
12. “Dancing on our Eyelids”
13. “Same River Twice”
14. “Armfuls of Flowers” (com Steve Lacey)
15. “Twin Aspens” (com Mount Eerie & Patrick Shiroishi)
16. “Uninhabitable Earth, Paragraph One”
17. “Kyrie / About My Day”
18. “Shifting Shalestones”
19. “Appetite” (com Tim Bernardes)
20. “Bank On” (com Portraits Of Tracy)
21. “Paper Birches, Whole Scroll”
22. “Raven Ascends” (com Patrick Shiroishi)
23. “Blue of Dreaming” (com Ayoni)
24. “Raised Brow”