The Waterboys anuncia álbum conceitual e recruta Fiona Apple, Bruce Springsteen e outros

The Waterboys / Divulgação

A banda The Waterboys anuncia o seu décimo sexto álbum de estúdio, intitulado Life, Death And Dennis Hopper, com previsão de lançamento para o dia 04 de abril pela Sun Records. Este audacioso trabalho conta a história épica do ator americano e rebelde revolucionário através de um ciclo de músicas que retratam não apenas a trajetória de Hopper, mas também a saga dos últimos 75 anos da cultura pop ocidental.

“O arco de sua vida foi a história de nossos tempos. Ele estava no big bang da cultura jovem em ‘Juventude Transviada’ com James Dean; e no início da Pop Art com o jovem Andy Warhol. Ele fazia parte da contracultura, hippie, direitos civis e cenas psicodélicas dos anos 60. Nos anos 70 e 80, ele fez uma viagem selvagem de 10 anos, quase morreu, voltou, se endireitou e se tornou um ator de cinco filmes por ano sem perder o brilho nos olhos ou a sensação de perigo ou imprevisibilidade que sempre se reunia ao seu redor”, diz o líder da banda Mike Scott.

“Hopper’s On Top (Genius)”, a faixa promocional inicial do álbum, captura o momento eletrizante em que o filme ‘Sem Destino’ de Hopper se transformou em um fenômeno cultural e garantiu seu lugar na história de Hollywood. Com vocais intensos de Scott, instrumentação vibrante e um toque psicodélico, a música transmite a euforia e a arrogância da contracultura dos anos 1960, que Hopper personificou.

Scott dedicou quatro anos ao desenvolvimento do álbum Life, Death And Dennis Hopper. Produzido em colaboração com os colegas da banda The Waterboys, Famous James e Brother Paul, o álbum inclui 25 faixas e narra o extraordinário percurso da vida de Hopper. A história vai desde sua juventude em Kansas, passando por sua longa ascensão, cinco casamentos, queda tumultuada, até sua redenção final. Cada faixa possui seu próprio lugar especial e conta uma história fascinante e profundamente enraizada.

Além da maestria de Scott na composição, o álbum conta com um elenco estelar de convidados. Entre eles estão Bruce Springsteen, Fiona Apple, Steve Earle, a artista de Alt Americana de Nashville Anana Kaye, o jovem cantor inglês Barny Fletcher, os noruegueses de country rock Sugarfoot, Taylor Goldsmith da banda Dawes, Kathy Valentine da banda The Go-Go’s e a sacerdotisa punk Patti Palladin. Essa combinação resulta em uma mistura caleidoscópica de gêneros que encapsula o espírito de exploração musical característico da banda.

Capa e repertório de Life, Death And Dennis Hopper:

01. “Kansas” (com Steve Earle)
02. “Hollywood ’55”
03. “Live in the Moment, Baby”
04. “Brooke / 1712 North Crescent Heights”
05. “Andy (A Guy Like You)”
06. “The Tourist” (com Barny Fletcher)
07. “Freaks on Wheels”
08. “Blues for Terry Southern”
09. “Memories of Monterey”
10. “Riding Down to Mardi Gras”
11. “Hopper’s on Top (Genius)”
12. “Transcendental Peruvian Blues”
13. “Michelle (Always Stay)”
14. “Freakout at the Mud Palace”
15. “Daria”
16. “Ten Years Gone” (com Bruce Springsteen)
17. “Letter From an Unknown Girlfriend” (com Fiona Apple)
18. “Rock Bottom”
19. “I Don’t Know How I Made It” (com Taylor Goldsmith)
20. “Frank (Let’s Fu*k)”
21. “Katherine” (com Anana Kaye)
22. “Everybody Loves Dennis Hopper”
23. “Golf, They Say”
24. “Venice, California (Victoria)/The Passing of Hopper”
25. “Aftermath”