Jenny Hval anuncia o álbum ‘Iris Silver Mist’ e lança o single “To be a rose”

Jenny Hval / Jenny Berger Myhre

A artista de avant-pop norueguesa Jenny Hval anuncia o álbum Iris Silver Mist, sucessor de Classic Objects, com lançamento previsto para 02 de maio via 4AD. As origens do disco remontam ao período da pandemia, quando a falta de shows ao vivo despertou em Hval um interesse crescente por perfumes. O álbum recebeu o nome de uma fragrância criada pelo perfumista Maurice Roucel para a casa de perfumes francesa Serge Lutens.

“To be a rose”, o primeiro single do disco, é uma música pop minimalista e percussiva que se transforma de maneira sutil ao longo dos versos de Hval, nos quais ela reflete sobre a distância entre os sonhos e a realidade. Utilizando imagens de rosas e fumaça, a artista expressa desilusão e a busca por significado.

Sobre a música, a artista revela:

“”To be a rose” foi escrito como uma estrutura pop inquieta. Tem um refrão, com acordes e uma melodia, mas cada refrão soa ligeiramente diferente, como se estivéssemos vivenciando a melodia de diferentes estações, décadas ou até mesmo corpos diferentes. A metáfora clichê da rosa na música é igualmente inquieta. Ela pode mudar de forma para um cigarro e então evaporar para fumaça. Minha mãe e eu (dois humanos inquietos) estamos presentes na música: “eu estava cantando no meu quarto, ela fumava na varanda / Inalações longas e exalações longas executadas em coreografia”. Se for sobre alguma coisa, ‘To be a rose” é sobre como uma coisa se torna outra coisa, como todos nós viemos de algum lugar e de alguém, e como isso é mais estranho e poderoso do que pensamos”.

O videoclipe que acompanha a música é formado por imagens capturadas durante a turnê da artista entre 2015 e 2024, todas gravadas e montadas por Jenny Berger Myhre.

Capa e repertório de Iris Silver Mist:

01. “Lay down”
02. “To be a rose”
03. “I want to start at the beginning”
04. “All night long”
05. “Heiner Muller”
06. “You died”
07. “Spirit mist”
08. “I don’t know what free is”
09. “The artist is absent”
10. “Huffing my arm”
11. “The gift”
12. “A aallad”
13. “I want the end to sound like this”