Yaeji reflete sobre humanidade, natureza e tecnologia no single “Pondeggi”

Yaeji / Reprodução

Depois de lançar o disco de estreia With A Hammer (2023) e, em seguida, singles como “easy breezy” e “booboo”, a cantora e produtora Yaeji, natural de Seul e residente em Nova Iorque, retorna com a primeira novidade do ano: a faixa inédita “Pondeggi”.

O título é uma homenagem ao Beondegi, um prato tradicional coreano, consumido há gerações, feito à base de crisálidas de bicho-da-seda, e também a uma brincadeira comum nos pátios escolares, que inspirou a batida da música. “Pondeggi” reflete sobre a humanidade, a natureza e a tecnologia. Através da narrativa  a mais antiga forma de tecnologia humana e uma das expressões mais poderosas —, Yaeji emprega a inovação para provocar uma reflexão mais profunda.

Dirigido pelo cineasta Andrew Thomas Huang (FKA twigs, Björk) e produzido em colaboração com o Artifacts, uma iniciativa voltada para experimentações artísticas com inteligência artificial, apoiada pela Microsoft, o videoclipe traz Yaeji ao lado de Uhm Jung-hwa, com uma participação especial do coprodutor Enayet. Na narrativa visual, a artista se transforma em um bicho-da-seda, salvo por seu anjo da guarda. Através da conexão humana, simbolizada por batidas de palmas, eles unem forças para impedir que uma bruxa tecnológica, vivida por Uhm Jung-hwa, interrompa o ciclo de metamorfose.