
A musicista Maia Friedman, integrante do Dirty Projectors e do Coco, anuncia o álbum Goodbye Long Winter Shadow, com lançamento previsto para o dia 09 de maio pela Last Gang Records. Após o disco de estreia, Under the New Light, o novo trabalho foi produzido em colaboração com Philip Weinrobe (Adrianne Lenker, Florist) e Oliver Hill (Magdalena Bay, Helado Negro). As letras do registro foram influenciadas pela mãe de Friedman, uma analista junguiana e estudiosa de mitologia.
“Ela escreve sobre obras de arte, sonhos e mitos, e traça conexões entre as imagens, arquétipos e culturas que contam histórias semelhantes de maneiras diferentes. É uma abordagem muito holística para falar e explorar mitologia e contos de fadas”, Friedman explica.
“New Flowers”, single principal do álbum, conta com os vocais de apoio de Hannah Cohen e traz um arranjo impressionante de elementos orquestrais, acompanhado por uma guitarra precisa e uma seção rítmica envolvente. Os versos de Friedman retratam uma jornada que vai da solidão ao autoconhecimento e ao amor próprio. Segundo a artista, a música aborda “o amor perdido e o processo inevitável de se perder e se reencontrar”.
Já “Russian Blue” é uma canção de pop folk delicado, construída com uma orquestração elegante que se destaca pelo uso de clarinetes e flautas. A música é uma homenagem ao animal de estimação da infância de Friedman, expressando um profundo sentimento de saudade e despedida, além da esperança de um reencontro no além.
“Imagine ter 13 anos em 1999. Havia uma onda enorme de filmes e mídias que pregavam o conceito de ‘um único amor verdadeiro’ e ‘você encontrará sua alma gêmea. Era completamente ingênuo, mas que fase vulnerável, aqueles primeiros anos da adolescência”, revela Friedman sobre a música.
Capa e repertório de Goodbye Long Winter Shadow:
01. “Happy”
02. “New Flowers”
03. “In A Dream It Could Happen”
04. “Iapetus Crater”
05. “Russian Blue”
06. “Suppersup”
07. “A Long Straight Path”
08. “On Passing”
09. “Foggy”
10. “Vessel”
11. “A Heavenly Body”
12. “Open Book”
12. “Soft Pall Soft Hue”
13. “Shape Is Your Own”
14. “Witness”