Lido Pimienta anuncia o álbum ‘La Belleza’ e lança o primeiro single “Mango”

Lido Pimienta / Ada Navarro

Após cinco anos do aclamado Miss Colombia, a cantora e compositora colombo-canadense Lido Pimienta anuncia o álbum La Belleza, com lançamento previsto para o dia 16 de maio pela ANTI-. Produzido em colaboração com Owen Pallett (Sampha, Lana Del Rey), o disco, é um trabalho inteiramente orquestral gravado com a Orquestra Filarmônica de Medellín e seu coral. Inspirado na trilha sonora de Luboš Fišer para o filme ‘Valerie e a Semana das Maravilhas’ (1970), o registro marca a incursão da artista na música clássica.

“”La Belleza” significa A Beleza em espanhol, e eu me agarrei a essa palavra ferozmente — ela carrega tanto significado, mas tanto peso emocional”, ela disse sobre o processo de escrita que começou depois que sua turnê Miss Colômbia foi cancelada no início da pandemia de COVID-19. “A beleza convencional prejudicou minha autoestima, o colorismo envenenou meu povo e a gordofobia se recusa a ir embora. ‘La Belleza’ estava observando a natureza se regenerar quando não estávamos consumindo tanto. ‘La Belleza’ pôde ver e viver perto da família novamente, percebendo o quanto tínhamos tomado como garantido, o quão frágil a vida era, o quão rápido ela poderia ser tomada por um vírus.”

“Mango”, o primeiro single, é uma canção suave e emocionante, conduzida por harpa e pelos vocais expressivos de Pimienta, que celebra o prazer sensual e suculento de saborear uma manga doce. Com imagens vívidas do suco escorrendo e uma brincadeira lúdica em torno da fruta, a música transmite uma atmosfera ao mesmo tempo tátil e vibrante.

“”Mango” me levou de volta ao meu território, à natureza, ao meu povo, à minha aldeia, onde vi o amor se desenrolar ao meu redor”, diz Pimienta. “Sempre tive aversão a escrever canções de amor — especialmente se forem sobre um homem (insira som de vômito). Mas, na época, minha vida amorosa estava em um estado nebuloso: amor não correspondido, amor do passado, amor do presente — era tudo em que eu conseguia pensar. Resolvi a questão hétero mantendo minhas canções de amor sem gênero. A sensualidade está na insinuação, na nuance. Estou muito orgulhosa dessa música”

Capa e repertório de La Belleza:

01. “Overturn (Obertura De La Luz Eterna)”
02. “Ahora”
03. “Quiero Que Me Beses”
04. “Mango”
05. “Aún Te Quiero”
06. “El Dembow Del Tiempo”
07. “¿Quién Tiene La Luz? El Perdón”
08. “Tengo Que Ir”
09. “Busca La Luz”