
A lendária banda Pulp, ícone do britpop, anuncia seu aguardado álbum More, o primeiro em quase vinte e quatro anos, com lançamento previsto para 06 de junho pela Rough Trade Records. O disco foi gravado com o renomado produtor James Ford (Arctic Monkeys, Pet Shop Boys) e é uma homenagem póstuma ao baixista Steve Mackey, que faleceu em 2023.
Em uma declaração explicando como More surgiu, Jarvis Cocker, revela:
“Quando voltamos à turnê em 2023, ensaiamos uma nova música chamada “The Hymn of the North” durante as passagens de som e finalmente a tocamos no final da nossa segunda noite na Sheffield Arena. Isso pareceu abrir as comportas: criamos o restante das músicas deste álbum durante o primeiro semestre de 2024. Algumas delas são releituras de ideias do século passado. A música de uma delas foi escrita por Richard Hawley. A música de outra foi escrita por Jason Buckle. A família Eno faz backing vocals em uma delas. Há arranjos de cordas escritos por Richard Jones e tocados pelo Elysian Collective.
“Spike Island”, o primeiro single e faixa de abertura de More, mistura sintetizadores, violino e guitarra slide em uma sonoridade expansiva, potencializada pela produção de Ford. A letra, escrita por Jarvis Cocker em parceria com Jason Buckle (Relaxed Muscle), traz reflexões sobre destino e a constante busca por reinvenção.
A inspiração lírica para “Spike Island” veio de Buckle, que esteve no polêmico show do Stone Roses na ilha. Naquele dia, um DJ não parava de gritar “Spike Island, come alive!”, irritando todo mundo. Essa história ficou na cabeça de Jarvis Cocker e, mesmo sem ter ido ao show, motivou ele a compor mais uma canção sobre Spike Island – a primeira havia sido “Sorted for E’s & Wizz”, de 1995.
Em comunicado à imprensa, Cocker explica que o videoclipe é uma investigação sobre inteligência artificial, usando fotos de Rankin & Donald do encarte de Different Class recriadas digitalmente. Ele inseriu as imagens em um aplicativo de IA para “ver aonde o computador o levaria”, usando comandos como “a figura em preto e branco permanece imóvel enquanto o ônibus ao fundo vai embora”.
Capa e repertório de More:
01. “Spike Island”
02. “Tina”
03. “Grown Ups”
04. “Slow Jam”
05. “Farmers Market”
06. “My Sex”
07. “Got To Have Love”
08. “Background Noise”
09. “Partial Eclipse”
10. “The Hymn of the North”
11. “A Sunset”